ContilNet Notícias

Acreanos formados no exterior protestam em Brasília por mais vagas no Mais Médicos

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Cerca de 25 grupos de médicos brasileiros formados no exterior, incluindo acreanos, estão em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira (9), pedindo o aumento de vagas no mais novo edital do Programa Mais Médicos.

Banners foram instalados com as fotos dos profissionais/Foto: Reprodução

A manifestação tem a ver com o anúncio feito pelo governo federal, na última semana, de 3 mil vagas para todas as unidades da federação, como forma de combater a pandemia do novo coronavírus.

Do Acre, um delegação composta por 5 representantes também participou. Uma das coordenadoras do movimento no Estado, a médica Clélia Maria Hassem, disse que o Brasil precisa de mais médicos neste momento e que a manifestação é legítima.

“O governo precisa ampliar o número de vagas, tendo em vista que a população está precisando de profissionais da medicina neste momento tão complexo, em que o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

Banners com fotos dos profissionais foram instalados no gramado do espaço, chamando a atenção dos políticos e dos populares.

Ainda nesta semana, cerca de 170 vagas foram abertas só para o Acre, no mesmo edital das 3 mil oportunidades para todo o país.

De acordo com Clélia, somente no estado acreano, mais de 2 mil profissionais formados no exterior estão desempregados e esperando uma oportunidade.

“O nosso inimigo é o coronavírus. Criaram sobre nós [médicos formados no exterior] um preconceito absurdo. Ainda nos encaram como estudantes. Não somos estudantes. Somos profissionais habilitados e certificados, disponíveis para ajudar a salvar vidas”, finalizou.

Sair da versão mobile