A ComissĂŁo de RelaçÔes Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da CĂąmara aprovou nesta quarta-feira (31/3) requerimento, de autoria da deputada federal PerpĂ©tua Almeida (PCdoB-AC), que convoca audiĂȘncia pĂșblica para ouvir os laboratĂłrios e discutir estratĂ©gias que possibilitem uma compra mais rĂĄpida e eficiente de vacinas por parte do governo brasileiro.
SerĂŁo convidados os ministros da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação, da SaĂșde e da RelaçÔes Exteriores, assim como representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan. Atualmente, segundo informaçÔes do consĂłrcio de veĂculos de imprensa, apenas 8% da população brasileira jĂĄ foi vacinada com a primeira dose, e 2% estĂŁo imunizados com as duas.
âQueremos ouvir a Fiocruz, o Butantan e o governo federal para encontrarmos saĂdas conjuntas para essa crise sanitĂĄria. Outros laboratĂłrios internacionais podem ajudar? Vamos atrĂĄs. O povo precisa de mais vacinas com urgĂȘncia. O ritmo de vacinação continua lento e isso tem representado a morte de milhares. DeverĂamos ter uma mĂ©dia de 1,5 milhĂŁo de pessoas imunizadas ao dia e ainda estamos muito longe dissoâ, afirma PerpĂ©tua Almeida.
A audiĂȘncia serĂĄ realizada em conjunto com a ComissĂŁo de CiĂȘncia e Tecnologia, Comunicação e InformĂĄtica (CCTCI) em data ainda a ser definida.
