Uma das primeiras infectadas pelo coronavĂrus no Acre, a advogada Isabela Fernandes, de 36 anos, foi a entrevistada do ContilNet nesta quarta-feira (17) – data que marca um ano desde que a pandemia se instalou em todo o Estado.
A jurista também foi a primeira paciente a ocupar a UTI Covid, montada no Pronto-Socorro de Rio Branco para o atendimento de casos graves da doença.
Poucos tempo depois de deixar o hospital e ficar completamente curada do vĂrus, Isabela adquiriu uma sequela pulmonar, que lhe trouxe dificuldades para respirar. Atualmente, ela diz que jĂĄ nĂŁo sofre mais com o problema.
De lĂĄ pra cĂĄ, parece que a atividade fĂsica se tornou uma grande aliada para manter uma âsaĂșde perfeitaâ, como disse ela.
“Minha saĂșde estĂĄ perfeita. Tento manter uma rotina saudĂĄvel com prĂĄtica habitual de exercĂcios fĂsicos todos os dias. Nos primeiros meses, a Ășnica sequela que eu tive foi a dificuldade respiratĂłria, mas atualmente nĂŁo tenho mais nenhuma comorbidade pĂłs-covid”, explicou.

Isabela tem 36 anos/Foto: Reprodução
Isabela nĂŁo chegou a ser reinfectada e disse que, mesmo a irmĂŁ e o cunhado tendo sido infectados por estarem na linha de frente do combate ao vĂrus, ninguĂ©m da sua famĂlia chegou ao estĂĄgio grave da doença e precisou de internação, como ela.
“NĂŁo fui reinfectada. Apenas minha irmĂŁ e cunhado que trabalham na linha de frente do enfrentamento foram infectados. Nenhum dos dois necessitou de internação. NinguĂ©m da minha famĂlia teve covid na forma grave”, acrescentou.
Aprendizados
Durante a entrevista, Fernandes disse que o aprendizado com a doença nunca foi esquecido.
“Dia 16 de março completei um ano da minha infecção e o aprendizado com a doença nĂŁo foi esquecido. A nossa fragilidade diante de um vĂrus mortal permanece cada vez mais evidente. Mas infelizmente percebemos que as pessoas nĂŁo entenderam a importĂąncia do cuidado individual e da responsabilidade que cada um possui no combate Ă pandemia”, salientou.
A advogada destacou o aumento no nĂșmero de casos e mortes pela doença entre jovens â o que considera muito preocupante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/s/y/ANdaAgTxKZwVfiSOQndQ/capturar.jpg)
ApĂłs 12 dias internada na UTI por causa da Covid-19, advogada do AC se recupera e comemora: ‘Grata pelo milagre’/Foto: Reprodução
“Nos Ășltimos tempos temos percebido o aumento do nĂșmero de jovens infectados e mortos, e na sua maioria por ausĂȘncia absoluta de cuidados de isolamento. A sociedade precisa se conscientizar acerca do tempo que estamos vivendo. Enquanto nĂłs nĂŁo assumirmos a nossa responsabilidade de enfrentamento Ă contaminação do covid, a pandemia nĂŁo serĂĄ controlada”, continuou.
Quando questionada sobre o que tem sido sua esperança nos dias atuais, Isabela respondeu:
âNos adaptamos ao chamado novo normal. Somos privilegiados por estarmos vivos e saudĂĄveis. A grande esperança que nos sustenta Ă© contar com os cuidados de Deus, nossa fĂ© e esperança. Por Ele tem sido meu sustentoâ.
