21.3 C
Rio Branco
24 junho, 2021 10:27 pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SOS AM articula doação de oxigênio ao Acre garantindo suporte por mais 3 meses

POR SECOM

Em tempos de pandemia a solidariedade anda ganhando destaque e alentando os corações aflitos. Um exemplo de humanismo diante das diversas dificuldades trazidas pela Covid-19 é a mobilização de projetos sociais que garantem a doação de oxigênio e outros insumos para o enfrentamento da pandemia. O amor ao próximo é demonstrado em cada ato, em cada cilindro de oxigênio que chega às unidades de saúde para salvar vidas.

Nesta sexta-feira, 19, o Acre recebeu a reconfortante notícia de mais uma doação de oxigênio, articulada pelo movimento SOS AM junto à multinacional Air Products, que trabalha com a venda de gases e produtos químicos.

A diretora administrativa da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Muana Araújo, explica que o Estado fará toda a parte logística para garantir a chegada do insumo: “iremos providenciar todo o processo que envolve o transporte, armazenagem e envase dos cilindros, garantindo uma rotatividade célere e abastecimento das unidades que utilizam esse método para atendimento à demanda que os pacientes necessitam”.

A doação contribui para suprir o sistema de saúde por, pelo menos, três meses.

“Levando em consideração a nossa média de gasto mensal, essa quantidade é suficiente para utilização em, aproximadamente, 3 meses e somado ao contrato que temos com a empresa de fornecimento deste insumo, podemos afirmar que vivemos um momento relativamente tranquilo com relação ao abastecimento de oxigênio no nosso estado”, destacou a diretora administrativa, Muana Araújo.

O movimento

O movimento SOS AM é formado por 14 grupos voluntários que atuam no Amazonas com a finalidade de dar suporte à população mais frágil do estado no que se refere à assistência, alimentação, recursos e equipamentos. A união dos grupos se deu para unir forças em combate às fatalidades ocasionadas pelo novo coronavírus, principalmente depois de noticiada em todas as mídias a trágica informação de que o sistema de saúde havia entrado em colapso no Estado do Amazonas e o oxigênio acabado, em meados de janeiro de 2021.

Com a junção dos grupos, foi possível ampliar o alcance da ação que tem foco na arrecadação de recursos financeiros para serem convertidos principalmente na compra de oxigênio para a população enferma que depende do gás para viver.

Grupos da organização:

1 – SALAADA SOLIDÁRIO – @salaadasolidario;
2 – BORA AJUDAR – @borajudar;
3 – AMOR SEM CAÔ – @amorsemcao;
4 – INSTITUTO ÁGAPE [email protected];
5 – PROJETO + AMOR – @maisamor.am;
6 – PROJETO SOMAR – @projetosocial.somar;
7 – TCHIBUM – @institutotchibum; 8 – MORADIA E CIDADANIA – @ongmoradiacidadaniaam;
9 – RAZÕES PRA ACREDITAR – @razoesparaacreditar;
10 – VIDA ATIVA;
11 – GLOBAL SHAPERS MANAUS – @globalshapersmanaus;
12 – INSTITUTO NOSSA JORNADA – @institutonossajornada;
13 – VOAA – @voaa_vaquinharazoes;
14 – SOMOS GAV – @somosgav.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.