28 C
Rio Branco
6 maio, 2021 5:35 pm

Bebê nasce com três pênis, pela primeira vez na história

De acordo com um relato divulgado, um bebê entrou para a história, mas por algo bastante inusitado

POR SOCIENTIFICA

De acordo com um relato divulgado, um bebê entrou para a história, mas por algo bastante inusitado. O recém-nascido veio ao mundo possuindo não somente 1, mas com três pênis. O caso aconteceu no final do ano passado, no Iraque.

Os médicos e especialistas que estavam envolvidos com o caso revelaram que o pênis da criança era supranumerário. Ou seja, visualmente, era perceptível que o bebê possuía inúmeros pênis. O nome atribuído a esse acontecimento fora de triphallia.

Recém-nascido e os seus três pênis

Tentando aprofundar um pouco mais acerca desse novo caso, os pesquisadores fizeram diversos estudos, e os resultados finais foram transformados em um estudo de caso publicado no International Journal of Surgery Case Reports.

Segundo os autores, a anomalia congênita urogenital é muito rara, chegando a acometer entre 5 a 6 milhões de nascidos vivos.

No entanto, até o momento, os casos que haviam registro na literatura era acerca de duplicação do pênis, também conhecido como difália.

A primeira vez que um caso de difália foi divulgado, ocorreu no ano de 1609 por Wecker. No entanto, após esse relato, até o presente só existem cerca de 100 novos casos de bebês com essa anomalia.

Agora, uma criança com três pênis, é a primeira vez. Tudo aconteceu quando o bebê tinha somente 3 meses de vida.

Seus pais perceberam um inchaço incomum na região íntima do filho e de modo imediato, procuraram médicos cirurgiões.

Além do inchaço, pequenas protuberâncias também foram encontradas, bem simulares com um pênis.

Dentre um dos exames solicitados pelos médicos, fora descoberto uma hidrocele. Trata-se de um acúmulo de líquido na região íntima, mais precisamente, ao redor dos testículos.

Quanto as pequenas protuberâncias, uma se estendia da raiz do pênis original e a outra, estava situada abaixo do escroto.

O bebê e seu estado de saúde após cirurgia

Qualquer problema de saúde que necessite de cirurgia, é algo que requer cuidados especiais.

Nessas condições em específico, trata-se de um caso rara, ou seja, os envolvidos precisam ser especialistas em sua área, para que a vida da criança não fosse colocada em risco.

No decorrer do procedimento, os médicos retiraram a hidrocele e os 2 pênis extras. No final, tudo ocorreu de modo conforme o esperado e mesmo após um ano do início do tratamento, a criança não apresentou nenhuma piora. Esse fora o primeiro caso relatado com tal quantidade de pênis extras.

Casos mais frequentes são de diphallia, que segundo autores, pode ser ocasionado devido a fatores genéticos, assim como, podem vir como consequência do uso de drogas ou infecções durante a gestação.

Apesar da cirurgia ter sido um sucesso, o bebê de três pênis precisa de acompanhamento médico de modo frequente, afinal, indivíduos com má formação tende a possuir um tempo de vida mais curto.

O estudo foi publicado na Elsevier.

Leia mais em SOCIENTÍFICA, clicando AQUI.