Bolsonaro visita Manaus para inaugurar centro de convenções

O presidente Jair Bolsonaro chegou a Manaus, nesta sexta-feira (23), para inaugurar a segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O avião com o presidente pousou por volta de 9h40 (horário de Manaus).

Bolsonaro chegou sem máscara e provocou aglomeração de apoiadores na entrada do centro de convenções. No meio do público, ele colocou a máscara e, após cumprimentos, voltou a retirar o equipamento de proteção ao entrar no centro de convenções.

No evento, ele deve receber o Título de Cidadão do Amazonas que foi proposto por alguns deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas, sancionado pelo governador Wilson Lima e publicado no diário oficial.

CPI da Covid

Esta é a primeira viagem do presidente ao Amazonas desde que houve colapso na saúde, provocado pela superlotação e falta de oxigênio nos hospitais. Manaus já vivenciava um aumento no número de casos da doença desde dezembro, o que lotou os hospitais em janeiro. Com o grande volume de internações, já não havia mais oxigênio para os doentes que dependiam do insumo.

Familiares buscando desesperadamente cilindros de oxigênios para os pacientes internados, enquanto médicos transportavam cilindros nos próprios carros para levar aos hospitais e parentes formando longas filas em frente às distribuidoras foram algumas das cenas que deixaram o país perplexo. Em meio a esse ambiente caótico, os pacientes morriam asfixiados, sem oxigênio.

A crise na saúde do Amazonas é um dos fatos citados no requerimento de criação da CPI da Covid, que deve se reunir pela primeira vez na próxima terça-feira (27). No encontro, os 11 membros titulares devem eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado.

Protestos

Um grupo de apoiadores do Bolsonaro se reuniu em frente ao centro de convenções desde o início da manhã, enquanto aguardava a chegada do presidente. Com faixas, bandeiras, o grupo se aglomerou em frente ao local, enquanto gritava palavras de ordem. O local teve o policiamento reforçado por conta do evento.

Manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro se concentraram em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus, para protestar contra o título de cidadão amazonense concedido ao presidente pelos deputados. O grupo ressalta que o presidente é responsável pelo agravamento da pandemia de Covid-19 no país e também pela crise do oxigênio que o Amazonas enfrentou em janeiro.

Os grupo contrário ao presidente iniciou uma caminhada até o centro de convenções que será inaugurado.

Manifestantes contra Bolsonaro se reúnem em frente a Assembleia Legislativa em Manaus — Foto: Matheus Castro/G1
Manifestantes contra Bolsonaro se reúnem em frente a Assembleia Legislativa em Manaus — Foto: Matheus Castro/G1

 

Apoiadores do Bolsonaro reunidos em frente a centro de convenções — Foto: Eliana Nascimento/G1
Apoiadores do Bolsonaro reunidos em frente a centro de convenções — Foto: Eliana Nascimento/G1

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bolsonaro visita Manaus para inaugurar centro de convenções