23 C
Rio Branco
21 abril, 2021 9:04 am

Gladson oficializa suspensão de ‘lockdown’ e altera toque de recolher

Aos sábados e domingos, o toque de restrição será um pouco mais cedo, iniciando 19h

POR MARCOS DIONE, DO CONTILNET

O governador Gladson Cameli (PP) estabeleceu na tarde desta quarta-feira (7) mudanças nas medidas restritivas que tratam do funcionamento de atividades consideradas não essenciais durante a semana e aos fins de semana. Uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deve ser publicada com as alterações.

Com o novo Decreto, os supermercados deverão abrir às 7h e fechar às 17h todos os dias, inclusive aos sábados e domingos.

Durante a semana, o toque de restrição será das 22h até 5h.

Aos sábados e domingos, o toque de restrição será um pouco mais cedo, iniciando 19h e indo até 5h da manhã.

O governador já havia anunciado a mudança nesta quarta, durante a cerimônia de vacinação dos profissionais da Segurança Pública do Acre.

Os finais de semana seguem com as medidas mais rígidas de contenção, onde ficam impedidos de abrir para atendimento ao público todo o comércio não essencial, além de restaurantes, lanchonetes e similares, onde o atendimento deverá ser apenas por delivery. Para esses estabelecimentos, segue proibido qualquer tipo de atendimento presencial ao público, inclusive na modalidade drive thru. Também está vedada a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer.

Quanto aos templos religiosos, o Estado segue a decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal (STF) no último fim de semana que permite a abertura desses locais com 25% da capacidade e adoção de medidas sanitárias.