23 C
Rio Branco
6 maio, 2021 6:28 pm

‘Nomadland’ no Brasil: conheça 5 cidades brasileiras abandonadas

Filme vencedor do Oscar começa com protagonista deixando Empire, que sumiu de verdade após fábrica de gesso falir. Conheça cidades brasileiras que tiveram destino semelhante.

POR G1

“Nomadland” começa quando a cidade de Empire termina. A personagem principal do filme, Fern, fica sem casa e vira “nômade” depois que o lugar no qual ela morava deixa de existir. A fábrica de gesso que fornecia quase todos os seus empregos faliu e arrastou a cidade junto.

Esta reportagem reconta a história de cidades brasileiras que também desapareceram. São lugares onde hoje restam apenas ruínas devido à decadência econômica, a disputa política e até para garantir abastecimento de água e luz. Abaixo, fotos e vídeos mostram vestígios de construções que nos levam de volta para desde o século 17, com histórias que revelam um Brasil que deixou de existir.

A história de Frances McDormand, de “Nomadland” é ficcional, mas o caso de Empire aconteceu de verdade em 2011 – para a tristeza das 800 pessoas que já chegaram a morar lá. Só ficaram as construções vazias e duas lhamas pastando para evitar que o mato tomasse conta muito rápido.

Leia mais em G1, clique AQUI!