19 de abril de 2024

Quebrando barreiras: mestre lança livro voltado ao ensino matemático para surdos

O livro “A história dos surdos entre o domínio dos números” será lançado, na próxima quarta-feira, 28, no auditório do NETA, prédio do Dom Bosco, ás 9 horas. A obra foi escrita pela mestra em matemática com foco no ensino de surdos, Luciana Araújo dos Santos, e faz parte do projeto de Lei Aldir Blanc, sancionado em junho de 2020.

De acordo com a autora, existe uma grande escassez de literaturas no Brasil que abordem o ensino matemático para surdos. “A criação do livro surgiu da necessidade de uma literatura que enfocasse o ensino da matemática, pois em sete anos de trabalho que tive com a comunidade surda não vi embasamentos teóricos para essa disciplina”, destaca Santos.

A mestre destaca ainda que a obra está direcionada ao público surdo, intérpretes e professores. “Ele (o livro) traz um recorte da minha dissertação do mestrado que tem por objetivo apresentar o uso dos materiais didáticos manipuláveis como fonte de aprendizado, principalmente, na ativação da memória e no armazenamento de uma memória de longo prazo”, diz.

Ao todo, foram confeccionados cem exemplares que serão distribuídos nas escolas públicas, que atendem o público surdo, nas bibliotecas Públicas da capital, Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), Associação dos Surdos do Acre e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

A primeira mestra em matemática com foco no ensino de surdos no Acre, ressalta que o exemplar tem sua construção a partir da vivencia com o aluno surdo. “Esta obra é de suma importância para a comunidade local, pois é o primeiro do estado do Acre que faz menção ao ensino de matemática para surdos. Com isso tendo relevância para o âmbito estadual e nacional”, finaliza.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost