Secretário de Agronegócio visita Laticínio e produtores no Quinari

Na manhã deste sábado, 24, o secretário de produção e agronegócios do Acre, Nenê Junqueira, participou de uma visita técnica ao Laticínio Queijaria Extra localizado na BR 364, km 39 no município de Senador Guiomard, a pedido da prefeita do município, Rosana Gomes. O encontro que reuniu produtores da agricultura familiar, vereadores, técnicos, e empresários teve como objetivo principal definir estratégias para fomentar a cadeia produtiva do leite no município.

“Nós estamos aqui atendendo a um compromisso do governo Gladson Cameli de incentivar o produtor rural, sabemos que Senador Guiomard tem um potencial enorme e é destaque na cadeia produtiva de leite do estado, estamos aqui para prestar apoio e reafirmar o nosso compromisso de estarmos presentes e caminharmos juntos com o produtor”. Afirma o gestor, Nenê Junqueira.

O lacticínio Queijaria Extra é responsável por abastecer a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com uma capacidade de produção de aproximadamente 11 mil litros por dia, produzindo até 17 mil litros na alta temporada, entre os meses de outubro e janeiro. Cerca de 220 produtores dos municípios de Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro comercializam o leite com o lacticínio.

Seu Francélio Guerra é o fundador do Laticínio que já está em funcionamento há mais de 20 anos, para ele, o apoio e incentivo do governo é fundamental. “Dentro dessa nossa atividade é praticamente impossível tocarmos adiante nossos projetos sem o apoio do governo do estado. Esse incentivo significa muito principalmente na parte de infraestrutura de ramais e na própria produção do leite”.

Durante a visita, a equipe técnica, aproveitou para acompanhar de perto o cultivo de banana na propriedade do senhor Valter Farias, que conta com o apoio da secretaria de estado de produção e Agronegócios do Acre – SEPA para manter a qualidade de alto padrão da produção. Ao todo são seis hectares de terra e dez mil pés de bananas plantados ao longo de aproximadamente 2 anos.

“Reafirmar essa parceira com o governo do estado é fundamental, porque sabemos que produtor nenhum faz nada sozinho, sem apoio, é muito difícil. Então a vinda do secretário aqui significa muito para nós, porque aqui ele tá acompanhando de perto a nossa realidade.” Afirma o produtor, Valter Farias.

Após as visitas o secretário, Junqueira participou ainda de uma reunião com produtores de leite do município. Dentre as pautas discutidas no encontro, foi destaque a elaboração de estratégias para alavancar a produção do leite no município que possui a maior bacia leiteira do estado, é o que explica o secretário municipal de agricultura, Gleisson Lopes.

“A cadeira produtiva do leite aqui em Senador Guiomard é a maior do Acre e nós precisamos unir forças para alavancar ainda mais, por isso essa visita é de fundamental importância para o futuro do seguimento que gera renda a tantas famílias.” Disse o gestor, que após finalizar a agenda do dia, convidou toda equipe técnica para um almoço na sua residência.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost