Exames de DNA em arcadas dentárias e ossos e os realizados durante perícia em maconha e derivados estão suspensos pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica há cerca de um mês no Acre devido a falta do reagente necessário para os exames. A informação foi divulgada pelo Portal G1 nesta segunda-feira (19).

Sem a perícia, por exemplo, é possível que suspeitos sejam soltos já que o artigo 50 da lei de tóxicos diz que, em caso de prisão em flagrante com droga, é necessário a materialidade do delito, ou seja, um laudo atestando que a substância é realmente droga.

O diretor do Instituto de Análises Forenses (IAF), Giulliano Scarante Cezarotto, confirmou o problema e diz  que o problema tem sido a burocracia, já que não são vendidos no Acre, e também a falta desses produtos para a venda pela questão da pandemia

São produtos importados e houve uma priorização da aquisição no país dos insumos, então, a gente está percebendo que não está fácil encontrar, mas o processo de compra está ocorrendo”, disse em entrevista à Rede Amazônica.