Tremor de magnitude 4,7 é registrado no Amazonas

Um tremor de terra de magnitude 4,7 foi registrado em Barcelos (AM), distante 399 quilômetros de Manaus, no início da madrugada desta quarta-feira (28). Dados das estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) indicam que o evento ocorreu às 0h26 (horário de Brasília), em uma profundidade de 10 quilômetros.

O abalo foi sentido também em Manaus, mas não há relatos de danos ou feridos.

“O tremor ocorrido na Amazônia, na divisa entre Roraima e Amazonas, teve uma magnitude significativa para a sismicidade brasileira, entretanto não é tão incomum, visto que tremores ainda maiores, acima de magnitude 5, ocorrem a cada 5 anos em média. É muito provável que ocorram réplicas após este evento”, afirmou o sismólogo Jackson Calhau, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a RSBR, uma acomodação das falhas geológicas pode ter provocado o tremor, que teve uma magnitude considerada forte para o Brasil. Ainda segundo a organização, a região não conta com muitos eventos e informações.

O último evento registrado no estado do Amazonas ocorreu em 10 de março deste ano, no município de Presidente Figueiredo, e teve magnitude calculada em 3.9.

Segundo Juraci Carvalho, sismólogo do Observatório Sismológico da UnB, instituição que também integra a RSBR, nos últimos 10 anos ocorreram 31 eventos nesta região, sendo que os tremores de magnitude igual ou superior a 4 têm uma certa frequência.

Rede Sismográfica

 

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) monitora a sismicidade do território nacional através de quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

Barcelos, Amazonas — Foto: Prefeitura de Barcelos/Divulgação

Barcelos, Amazonas — Foto: Prefeitura de Barcelos/Divulgação

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Tremor de magnitude 4,7 é registrado no Amazonas