21 C
Rio Branco
6 maio, 2021 11:02 pm

Vídeo mostra marinheiros de submarino indonésio cantando música de despedida

Gravação em homenagem a um ex-comandante foi feita semanas antes de a embarcação naufragar em Bali; todos os 53 marinheiros a bordo morreram

POR ÉPOCA, GLOBO

Um vídeo divulgado pelas autoridades da Indonésia mostra a tripulação do submarino que naufragou em Bali cantando uma música de despedida semanas antes do acidente.

Na gravação, é possível ver parte dos 53 marinheiros a bordo entoando a canção “Sampai Jumpa”, que significa “Adeus” em tradução livre, como homenagem ao ex-comandante das forças submarinas indonésias.

“Não estou pronto para sentir sua falta, não estou pronto para deixá-lo”, diz a letra da música. “Te desejo o melhor”, continuam os tripulantes, com sorrisos estampados no rosto, durante a gravação.

O vídeo foi gravado como mensagem de despedida ao ex-comandante das forças submarinas indonésias, cujo sucessor assumiu o cargo no início de março, disse à AFP o porta-voz das forças armadas, Djawara Whimbo.

Autoridades da Indonésia anunciaram neste domingo (25) que encontraram o submarino desaparecido com todos os 53 membros da tripulação a bordo mortos.

Ele estava partido em três partes. O KRI Nanggala 402, fabricado na Alemanha em 1977, desapareceu na quarta-feira, quando solicitou autorização para submergir pela manhã.

Os destroços estavam localizados no fundo do mar perto da ilha de Bali, disseram o chefe militar da Indonésia, Hadi Tjahjanto, e o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono. Também foram encontrados objetos, entre eles coletes salva-vidas.

Segundo Margono, não há indícios de que a tripulação tenha tido culpa no acidente. Ele também negou que tenha havido um blecaute, culpando as “forças da natureza”.

O submarino estava participando de um exercício de torpedo em Bali na quarta-feira quando mergulhou e perdeu contato.

Navios de vários países ajudaram nos esforços de busca e resgate, incluindo Cingapura, Malásia e Estados Unidos, além de mais de uma dezena de helicópteros.

O incidente é o primeiro grande desastre com submarinos da Indonésia, que vem modernizando seu antigo equipamento militar nos últimos anos.