28.3 C
Rio Branco
18 junho, 2021 1:23 pm

Acre diminui mortes e casos de Covid-19 em 35%, aponta Ministério da Saúde

Estado segue a tendência de diminuição de infecção da pandemia e apresenta o melhor índice da região Norte

POR TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

O Acre está entre os estados brasileiros que mais diminuíram os casos de mortes e de infecção pela Covid-19. De acordo com números do Ministério da Saúde, na região Norte foi o Acre que mais diminuiu os casos de mortes e que segue a tendência de diminuição da propagação da doença no Brasil. A queda de mortes e de infecção pela doença no Acre é de 35%.

O Brasil fechou a última semana epidemiológica com uma redução de 7% no número de casos confirmados da doença. Os números foram atualizados em balanço do Ministério da Saúde nesta primeira semana de maio. A tendência já havia sido aferida entre os dias 11 e 17 de abril, foram 455.085 casos, o que significa 36.324 a menos comparado com a semana epidemiológica anterior, com 491.409 casos. As duas primeiras semanas de maio, que ainda não estão fechadas, vêm obedecendo esta tendência.

Em relação aos óbitos, foram registradas 20.344 mortes na semana passada, uma queda de 4% em relação à semana anterior, o que é considerado, pelo Ministério da Saúde, como uma estabilização dos números. O maior registro de novos óbitos ocorreu em 8 de abril, com um total de 4.249 notificações em um dia.

Na última semana, o país apresentou redução nos registros da doença em 13 estados e no Distrito Federal, aumento em seis e estabilização em sete. Os estados que tiveram redução foram Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Acre e Mato Grosso e o Distrito Federal. A estabilização dos casos ocorreu no Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Paraná e Tocantins e o aumento ocorreu na Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Roraima e Maranhão.

O Acre apresentou a maior taxa de redução em relação a outros estado do Brasil (-35%), conforme indicadores obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa que monitoram se a curva de óbitos pelo novo coronavírus no Brasil está aumentando, diminuindo ou em estabilidade. Neste sentido, a média móvel de mortes por coronavírus no Acre segue em queda, segundo levantamento recente da situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil publicado no último domingo (17) a partir de dados consolidados das secretarias estaduais de Saúde.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.