Uma idosa de 90 anos desistiu de ser atendida no Hospital Geral de Tarauacá Dr. Sansão Gomes, na última quarta-feira (12), após esperar por cinco horas. É o que denuncia o influenciador digital Gabriel Leão, neto da aposentada Odília Melo Leão, que no dia estava com desconforto no estômago e sentindo sintomas de pressão alta.
O jovem conta que chegou à unidade de saúde com a avó por voltas das 16h e não havia muitos pacientes aguardando por consulta. “A gente ficou esperando e nada de aparecer alguém para atender. E ela continuava muito ruim. Esperamos até as 21h e nenhum médico apareceu, então a gente voltou pra casa com ela ainda doente, sem ser atendida”.
Gabriel informa ainda que a espera ficou insustentável porque a avó estava cansada e com muita fome após horas longe de casa. “Aguardamos até o dia seguinte e tivemos que marcar uma consulta particular pra ela”, lamentou o influenciador, que chegou a gravar vários vídeos em suas redes sociais denunciando a situação.
Ele diz também que dois médicos estavam de plantão na data, mas mesmo assim não conseguiu o atendimento. Afirmou ainda que todas as vezes em que ia questionar o motivo da demora, era destratado pelos funcionários do hospital.
“A gente ia fazer uma simples pergunta e era tratado com ignorância. É um absurdo a realidade desse hospital. O Brasil tá lascado”, completou o influenciador.
A gerente-geral do hospital, Laura, informou à reportagem que tem ciência da demora nos atendimentos naquela data. Ela explicou que, horas antes, dois pacientes foram intubados com Covid-19 sem regulação e que, por conta disso, precisaram ser monitorados frequentemente pela equipe e, especialmente, pelo médico de plantão.
Ainda segundo ela, na noite de quarta havia apenas um médico em serviço, e não dois, conforme havia dito Gabriel.