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11 junho, 2021 10:09 am

Conheça 6 suplementos alimentares que diminuem sintomas da menopausa

Os nutrientes podem ser adquiridos por uma alimentação equilibrada ou receitados por profissionais de saúde

POR METRÓPOLES

Ondas de calor ou calafrios, secura vaginal e acúmulo de gordura na barriga. Esses são alguns dos sintomas da menopausa, momento no qual a mulher deixa de menstruar e, por causa disso, experimenta uma baixa hormonal que também está associada ao surgimento de doenças como a osteoporose e a diabetes.

Nesta etapa da vida, elas podem optar pela suplementação de vitaminas e minerais, como o cálcio, ômega 3 e vitaminas D e E, para prevenir desconfortos. A suplementação, entretanto, só deve ser feita após a indicação de um médico ou nutricionista.

Veja quais são as vitaminas e minerais mais relevantes para reduzir os sintomas da menopausa:

  1. Vitamina E

A vitamina E, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a reduzir o estresse no corpo, o ganho de peso e contribui para a prevenção da depressão. Também melhora a saúde e a aparência da pele. Alguns alimentos ricos em vitamina E são as castanhas, como avelãs e nozes, e também os óleos vegetais, como o azeite ou o óleo de girassol, por exemplo.

  1. Cálcio

O cálcio ajuda a reduzir o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram ou não podem fazer a terapia de reposição hormonal. Os suplementos de cálcio devem ser ingeridos com alimentos, pois a presença de outras vitaminas e minerais ajuda na absorção da substância.

  1. Vitamina D

A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio, garantindo uma melhoria para a saúde óssea, prevenindo a osteoporose e evitando a ocorrência de fraturas. O magnésio também contribui para a absorção do cálcio.

  1. Polifenóis

Os polifenóis são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Também colaboram para evitar o envelhecimento precoce, daí a importância da serem incluídos na dieta ou suplementados. Eles estão presentes em vários alimentos, como feijão preto e branco, limão, avelã, amêndoa, azeite, azeitona, aspargos, alface roxa, ameixa, grãos inteiros, centeio, tomilho, entre outros.

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