18.3 C
Rio Branco
15 junho, 2021 8:21 am

Conheça a borboleta que lembra a imagem de Nossa Senhora

Macho da espécie Junonia evarete possui cor azulada nas asas para chamar atenção da fêmea

POR G1

Era uma tarde comum na vida da auxiliar administrativa Mayara Cristina, que aproveitava o horário de almoço para caminhar pelas ruas de Umuarama, no Paraná. Sempre com os olhares atentos e a postos para descobrir novas espécies, ela pôde notar e flagrar a presença de várias borboletas entre as flores de um canteiro de uma das esquinas da cidade. Dentre elas, uma em especial chamou a atenção.

“Parei para fotografá-las e, quando uma delas voou, vi a espécie no chão que tinha conhecido através da internet, por vários compartilhamentos, devido sua imagem lembrar Nossa Senhora Aparecida. Confesso que fiquei emocionada ao encontrá-la, pois lembrei das minhas avós que tanto me ensinaram a orar antes de dormir e adorar Nossa Senhora. Pra mim, um sinal de que Ela sempre está comigo”, conta.

A borboleta encontrada pela Mayara é uma Junonia evarete. A espécie tem uma ampla distribuição, ocorrendo desde a América do Norte até a América do Sul. É facilmente vista em cidades, mas também habitam planícies tropicais, manguezais e florestas.

Conheça a borboleta que lembra a imagem de Nossa Senhora | Notícias  Indaiatuba

A bióloga Aline Vieira, que faz mestrado em ecologia na Unicamp, com foco nas borboletas, explica que esses insetos chegam a medir até seis centímetros de envergadura, sendo os machos menores e mais coloridos. “A borboleta da foto da Mayara é um macho. Eles são menores e em geral possuem uma coloração azul bastante marcada na região dorsal das asas posteriores. Já nas fêmeas, esse azul é muito pálido ou ausente. O azul presente nos machos é muito importante para chamar atenção das fêmeas, já que elas escolhem o parceiro para se reproduzir com base na intensidade dessa cor”.

Quando ocorre a fecundação as fêmeas depositam os ovos na face ventral das folhas de plantas que servirão de alimento para as futuras lagartas. Já os adultos preferem o néctar das flores.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.