24 de abril de 2024

Conheça a borboleta que lembra a imagem de Nossa Senhora

Era uma tarde comum na vida da auxiliar administrativa Mayara Cristina, que aproveitava o horário de almoço para caminhar pelas ruas de Umuarama, no Paraná. Sempre com os olhares atentos e a postos para descobrir novas espécies, ela pôde notar e flagrar a presença de várias borboletas entre as flores de um canteiro de uma das esquinas da cidade. Dentre elas, uma em especial chamou a atenção.

“Parei para fotografá-las e, quando uma delas voou, vi a espécie no chão que tinha conhecido através da internet, por vários compartilhamentos, devido sua imagem lembrar Nossa Senhora Aparecida. Confesso que fiquei emocionada ao encontrá-la, pois lembrei das minhas avós que tanto me ensinaram a orar antes de dormir e adorar Nossa Senhora. Pra mim, um sinal de que Ela sempre está comigo”, conta.

A borboleta encontrada pela Mayara é uma Junonia evarete. A espécie tem uma ampla distribuição, ocorrendo desde a América do Norte até a América do Sul. É facilmente vista em cidades, mas também habitam planícies tropicais, manguezais e florestas.

Conheça a borboleta que lembra a imagem de Nossa Senhora | Notícias Indaiatuba

A bióloga Aline Vieira, que faz mestrado em ecologia na Unicamp, com foco nas borboletas, explica que esses insetos chegam a medir até seis centímetros de envergadura, sendo os machos menores e mais coloridos. “A borboleta da foto da Mayara é um macho. Eles são menores e em geral possuem uma coloração azul bastante marcada na região dorsal das asas posteriores. Já nas fêmeas, esse azul é muito pálido ou ausente. O azul presente nos machos é muito importante para chamar atenção das fêmeas, já que elas escolhem o parceiro para se reproduzir com base na intensidade dessa cor”.

Quando ocorre a fecundação as fêmeas depositam os ovos na face ventral das folhas de plantas que servirão de alimento para as futuras lagartas. Já os adultos preferem o néctar das flores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost