24.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 7:18 pm

Comitê da Covid diz que variante indiana pode causar 3ª onda no Acre

Karolina Sabino alertou para a manutenção dos cuidados básicos para evitar proliferação do vírus

POR LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

A coordenadora do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, Karolina Sabino, alertou, nesta quarta-feira (26), para a possibilidade de uma terceira onda da pandemia de coronavírus no Acre caso a variante indiana chegue ao estado.

São Paulo e Maranhão já têm casos registrados na nova cepa, enquanto que outras unidades do país investigam contaminações suspeitas. Até o momento, não há registro da presença da variante no Acre.

A cepa surgida na Índia é pelo menos 50% mais transmissível que a inglesa, por exemplo, e pode ser pior que a do Amazonas, responsável por boa parte dos casos da segunda onda da pandemia no Brasil, inclusive no Acre.

Karolina Sabino reforçou a importância de se manter os cuidados básicos para evitar a propagação do vírus e uma eventual nova onda, que pode ser potencializada pela possível chegada da nova variante.

No Acre, os indicadores vêm registrando queda nas últimas semanas, no entanto, segundo o Comitê, estacionaram em um platô relativamente alto e, em algumas cidades, já dão sinal de repique.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.