25 de abril de 2024

Covid-19: Rio Branco suspende vacinação em grávidas e mulheres pós-parto sem comorbidades

A Prefeitura Municipal de Saúde (Semsa) suspendeu nesta quinta-feira (20) a vacinação contra Covid-19 em grávidas sem comorbidades.

A suspensão ocorre após recomendação do Ministério da Saúde e foi feita já nas primeiras horas desta quinta e vale, inclusive para os imunizantes Pfizer, que eram os únicos que estavam sendo aplicados nas gestantes.

De acordo com o secretário de Saúde de Rio branco, Frank Lima, apesar da orientação, o Ministério da Saúde não informou o motivo e ele aguarda uma nota técnica que deve ser emitida até a sexta-feira (19). Anteriormente a recomendação suspendia apenas a vacinação com a AstraZeneca por conta de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.

Ainda conforme o secretário, a imunização segue em grávidas e puerpéras com comorbidades.

A assessoria de comunicação da Semsa informou que o Ministério da Saúde orientou ainda que grávidas que já tomaram a vacina da AstraZeneca deverão tomar a 2ª dose com o mesmo imunizante, mas que devem aguardar o fim da gestação e do período puerpério para completar o esquema vacinal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost