26.3 C
Rio Branco
23 junho, 2021 7:29 pm

CPI da Covid pretende ouvir ‘capitã cloroquina’ em 20 de maio; veja calendário de depoimentos

Depoimento de Mayra Pinheiro, defensora do medicamento sem eficácia contra o coronavírus, está previsto para ocorrer no dia seguinte ao de Pazuello

POR G1

A CPI da Covid definiu o novo calendário de convocações. Agora, será ouvida uma testemunha por dia.

Até o momento, a comissão já ouviu os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual líder da pasta, Marcelo Queiroga. Alguns dos depoentes que podem ser ouvidos nas próximas semanas, como Fábio Wajngarten e Ernesto Araújo, já tiveram suas convocações aprovadas.

Uma das pessoas que a CPI quer ouvir é Mayra Pinheiro. Conhecida como “capitã cloroquina”, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde defendeu administração da cloroquina em casos leves de Covid-19 e manteve a orientação de uso do medicamento mesmo após estudo apontar que o medicamento não tinha eficácia contra a doença.

Segundo o jornal O Globo, ela é uma das 6 pessoas que respondem a uma ação de improbidade administrativa movida pelo MPF no Amazonas. De acordo com o jornal, Pinheiro disse em depoimento que foi responsável por organizar uma viagem de médicos voluntários para o estado. Uma das médicas contratadas por meio do banco de recursos humanos disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Amazonas submeteu pacientes de Covid a nebulização com hidroxicloroquina; um deles morreu depois do tratamento.

Confira o calendário extra-oficial, definido em reunião na noite de quinta-feira (6):

11/5 – Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa (convocação aprovada)
12/5 – Fábio Wajngarten (convocação aprovada)
13/5 – Representante da Pfizer
18/5 – Ernesto Araújo (convocação aprovada)
19/5 – Eduardo Pazuello (convocação aprovada)
20/5 – Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina” (convocação pedida, mas ainda não aprovada)

Semana vacina

25/5 – Representante do Instituto Butantan
26/5 – Representante da Fiocruz
27/5 – Representante da União Química (Sputnik V)

E Rancho Queimado?

Até o momento, ninguém marcou o depoimento do suposto cientista da cidade catarinense de Rancho Queimado que, segundo o senador agrônomo Luis Carlos Heinze (PP-RS), descobriu a fórmula contra a Covid. O nome do cientista (o blog acredita que tenha um lá) está sendo mantido em sigilo.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.