23 C
Rio Branco
6 maio, 2021 8:46 pm

Descubra quais são os dez maiores mitos sobre nutrição

Separamos os dez maiores mitos acerca de comida e sua importância nutricional

POR SOCIENTIFICA

Nos dias de hoje, as notícias e informações chegam até nós de modo rápido. No entanto, nem sempre chegam de forma verídica, como é o caso de fake news.

Dessa maneira, é preciso ficar atento, afinal, tomar algum remédio milagroso ou até mesmo começar dietas de famosos pode prejudicar a nossa saúde.

Para isso, separamos os dez maiores mitos acerca de comida e sua importância nutricional.

Os dez maiores mitos já contados sobre alimentação

Alimentos gordurosos não são saudáveis

Para ter o corpo perfeito, muitas pessoas eliminam completamente alimentos gordurosos de suas refeições. Porém, a gordura dietética é essencial para a manutenção do organismo. A baixa ingestão de gordura pode acarretar em problemas cardíacos, aumento na resistência à insulina e nos níveis de triglicerídeos, relata estudos.

A refeição mais importante do dia

Até então, muitos acreditavam que ingerir um café da manhã reforçado era algo saudável, entretanto, uma pesquisa realizada em 2014, revela que não é bem assim para os adultos. O estudo mostra que, ao renunciar o café da manhã, estará reduzindo a ingestão de calorias diárias.

Uso de adoçantes não nutritivos

Na busca pelo corpo perfeito, muitas pessoas se interessam por alimentos sem açúcar, com baixas calorias e carboidratos. Dentre eles, o uso de adoçantes não nutritivos (NNS) têm crescido de forma significativa. Porém, a ingestão de NNS pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, acarretando em uma desregulação do açúcar no sangue, sugere estudo.

Batatas podem ser ingeridas normalmente

Dentre um dos dez maiores mitos sobre alimentação, está na eliminação da batata da dieta. Para muitos, trata-se de algo prejudicial a saúde, no entanto, ao ser inserida nas refeições corretamente, pode ser fonte de nutrientes, como potássio, fibras e vitamina C. Estudos comprovam sua eficácia quando cozida ou assada, mas fritas não é a melhor opção.

Ingerir produtos light

Apesar de tentadores, produtos cujo rótulo apresenta frases como: light, diet, zero gorduras, baixo teor de gordura podem não ser a melhor opção. Dentre um dos dez maiores mitos nutricionais, um estudo demonstrou como esses produtos são fabricados com muito mais açúcar e sal que os convencionais.

Dieta de baixas calorias e perda de peso

Um erro cometido por muitas pessoas é ingerir poucas calorias ao longo do dia. Isto é, a perca de peso ocorre a curto prazo, entretanto, uma pesquisa relata as consequências dessa dieta. Dentre elas, podemos citar: alteração nos hormônios de saciedade, redução na taxa metabólica e aumento na sensação de fome.

Ser magro nem sempre é sinal de ser saudável

A busca pela perca de peso nem sempre está relacionado com estética. Em alguns casos, onde o indivíduo se encontra acima do seu peso ideal, o excesso de gordura pode ser prejudicial. Podendo provocar diabetes tipo 2, doenças cardíacas, depressão, certos tipos de câncer e até morte prematura, segundo alguns estudos.

O risco por trás do suplemento de cálcio

Entre os dez maiores mitos associados a saúde alimentar, podemos citar a ingestão de suplemento de cálcio para o fortalecimento dos ossos. Porém, após uma pesquisa, cientistas descobriram que a ingestão desse suplemento oferece malefícios à saúde. Dentre eles, podemos citar as doenças cardíacas.

Comer muito carboidrato faz engordar mais rápido

Do mesmo modo que a gordura, muitas pessoas passaram a retirar os carboidratos de sua dieta, com medo que viesse causar doenças cardíacas, diabetes ou obesidade. Estudos demonstram que o ideal é comer na medida certa, e em conjunto com demais alimentos, possibilitando um equilíbrio entre as calorias.

Alimentos ricos em colesterol

Durante muitos anos, esses alimentos carregam uma má fama graças aos equívocos gerados de uma pessoa para outra, principalmente a respeito da saúde do coração. Portanto, um dos dez maiores mitos alimentícios é a retirada de comidas ricas em colesterol, de uma dieta. Uma vez que ingerir ovos ou iogurte, pode ser uma forma de saciar a fome, revela estudo.