18 de abril de 2024

Energisa supera a marca de 1,2 mil geladeiras substituídas no Acre

Levar informação sobre uso consciente da energia elétrica, realizar cadastros na Tarifa Social e substituir geladeiras e lâmpadas antigas por modelos mais novos e mais eficientes, são algumas ações realizadas pelo Projeto Nossa Energia, que é parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Este mês, o projeto alcançou a marca de 1.200 geladeiras substituídas no Acre, além da troca de 25.100 lâmpadas. Essa ação ocorre desde setembro de 2019, atendendo às famílias em situações vulnerabilidade socioeconômica.

As famílias que receberem a visita das equipes do projeto que tiverem interesse também podem trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas LED, mais duráveis e econômicas.

Para isso, as lâmpadas antigas não podem estar danificadas e precisam ser trocadas e retiradas dos receptáculos (conhecido popularmente como bocal). Há o limite de seis lâmpadas por família.

Para ser contemplada a família precisa estar cadastrada na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e/ou serem moradoras de bairros/comunidades de vulnerabilidade socioeconômica; estarem conectados à rede básica de energia; estarem adimplentes com a conta de energia e terem equipamentos (geladeiras e lâmpadas) antigos para serem substituídos.

O coordenador do Projeto de Eficiência Energética no Acre, Pedro Melo, ressalta que para ser contemplada a família deve cumprir algumas exigências.

“A família ao receber o equipamento, assina um termo de compromisso onde é informada sobre a proibição da venda/doação do eletrodoméstico recebido. Além de entregar o equipamento antigo para descarte e manter-se adimplente com a conta de energia”, comentou.

Os equipamentos recolhidos são enviados para empresas especializadas no processo da logística reversa, ou seja, eles são descartados conforme preconizado na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Nos primeiros meses de 2021, quando vários municípios no Acre foram atingidos com cheia de rios e igarapés, a Energisa, através do projeto Nossa Energia em parceria com os municípios, governo do Estado do Acre e o Ministério Público, também realizou a doação de equipamentos para atender às famílias atingidas pelas alagações.

De acordo com o diretor presidente da Energisa Acre, José Adriano Mendes Silva, esse tipo de parceria foi fundamental para ajudar as famílias que estavam sofrendo naquele período.

“Esse foi um período muito difícil para os acreanos que já estavam lidando com as restrições causadas pela pandemia da Covid-19. A Energisa contribuiu para minimizar a situação de crise que afetou milhares de famílias acreanas”, ressaltou.

AÇÃO NO JURUÁ

Nesta semana, a Energisa Acre realizou a substituição de 70 geladeiras no Juruá, sendo 10 unidades em Rodrigues Alves e outras 60 em Cruzeiro do Sul. A ação é fruto de uma parceria da empresa com o Governo do Estado e os municípios.

As famílias contempladas foram afetadas pela cheia do Rio Juruá no início do ano. A entrega em Cruzeiro do Sul teve a participação da primeira-dama e secretária de ação social do município, Lurdes Lima, que agradeceu a iniciativa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost