33.9 C
Rio Branco
24 junho, 2021 2:03 pm

Há 100 anos, jornal noticiava famintos assaltando navios no Acre

Edição de 24 de maio de 1921 do jornal A Tribuna, do MS, destacava a crise provocada pelo fechamento de vários seringais

POR LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Há exatos 100 anos a situação não estava nada fácil no Acre. A crise da borracha, iniciada em 1913 após o fim do monopólio brasileiro da produção do item, provocou o fechamento de vários seringais. Desamparados, muitos seringueiros passaram a mendigar nas cidades do então território federal.

A situação chegou ao ponto de, em 1921, um jornal que circulava em Corumbá, no interior do Mato Grosso do Sul, intitulado A Tribuna, noticiou que homens e mulheres desesperados de fome assaltavam navios em busca de alimentos ou itens para trocar por comida.

O veículo criticou o descaso do governo brasileiro com os acreanos. E o poder público reagiu. Não com uma solução para o problema da fome, mas sim com o envio de um navio de guerra para vigiar as margens dos rios e proteger as embarcações dos famintos.

Essa história foi contada nesta semana pela Folha de São Paulo na internet, que vem resgatando várias notícias brasileiras do ano de 1921 por meio da série “Há 100 Anos”.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.