Histórico: Chelsea chega a duas finais da Champions na mesma temporada

A vitória do Chelsea sobre o Real Madrid na semifinal da Champions League nessa quarta-feira (5/5) marcou um feito histórico para o clube.

Ambos os times profissionais do clube estão na decisão da competição, o masculino e o feminino.

Há mais de um mês, as mulheres do Blues garantiram vaga na Liga dos Campeões Feminina ao bater o Bayern de Munique por 5 x 3 no placar agregado e enfrentam o Barcelona na final dia 16.

Já os homens venceram o Real por 3 x 1 no agregado e disputam o título com o Manchester City no próximo dia 29.

Impressiona a semelhança entre as campanhas. A competição feminina começou para o Chelsea a partir das 1/16 de final e analisando o desempenho no mata-mata das mulheres e dos homens, eles fizeram praticamente a mesma coisa: perderam somente um jogo e empataram uma vez, tendo vencido as demais partidas (quatro no masculino e seis no feminino).

Os artilheiros do Chelsea nas ligas também têm algo em comum. O francês Olivier Giroud e a inglesa Fran Kirby marcaram seis gols cada na competição. Entre os dois, porém, somente Kirby pode ser a artilheira absoluta da Champions.

Ela está empatada com Jenni Hermoso do Barcelona e o duelo entre elas na final irá definir a goleadora da atual edição. Já Giroud precisaria fazer quatro gols na decisão para igualar Haaland, que anotou dez gols pelo Borussia Dortmund.

História

A Champions League Feminina teve a sua primeira edição em 2001/02 e o primeiro grande clube a chegar à uma final da competição foi o Arsenal, em 2006/07, e nesta temporada o time masculino dos Gunners foram eliminados nas oitavas de final da liga.

Depois, o Lyon, maior campeão da liga feminina com sete canecos, disputou oito finais, enquanto os homens chegaram perto de estar na decisão com elas, na mesma temporada, em duas ocasiões.

As melhores campanhas dos homens na Champions foram em 2009/10 e 2019/20, quando terminaram a trajetória nas semifinais.

Criado em 1992, o time feminino dos Blues disputa a Champions pela quinta vez e briga pela primeira vez pelo troféu.

A equipe masculina está na sua 17ª participação na liga e na 3ª final. Em 2007/08 perderam para o United e em 2011/12 foram campeões sobre o Bayern de Munique.

Temporada de ouro

A temporada de 2020/21 está perto de ser uma das melhores da história do Chelsea. O time masculino está na disputa de dois títulos, Champions e Copa da Inglaterra — contra o Leicester —, além de estar perto de garantir lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22. Os Blues o 4º lugar da Premier League

O feminino já levou os troféus da Womens Super League Cup e da FA Community Shield, e ainda pode vencer a Women’s Super League (Premier League feminina) no próximo domingo (9/5) e a Champions.

Confira as datas das decisões/fim de temporada:

Copa da Inglaterra
Sábado (15/5)
Leicester x Chelsea, às 13h15

Champions League
Sábado (29/5)
Manchester City x Chelsea, às 16h

Women’s Super League
Domingo (9/5) – 22ª e última rodada
Chelsea x Reading, às 10h30

Champions League Feminina
Domingo (16/5)
Barcelona x Chelsea, às 16h

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost