33.9 C
Rio Branco
24 junho, 2021 3:42 pm

Importância das normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos

A estrutura dos trabalhos acadêmicos disciplinada pela ABNT ao contrário do que os alunos falam não é esse bicho de sete cabeças todo

POR REDAÇÃO CONTILNET

Se tem um instituto que é temido pelos estudantes sem sombra de dúvidas é o das normativas da ABNT. Só de falar nessas regras muitos alunos tremem na base e pensam até mesmo em desistir de elaborar os trabalhos acadêmicos. Mas será que tudo isso é necessário mesmo? 

Por que as normas da ABNT são importantes nos trabalhos acadêmicos? Esses questionamentos e muitos outros que a maioria dos estudantes se fazem vamos responder aqui neste artigo. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo. Aqui você vai encontrar: 

  • Por que as normas da ABNT são importantes nos trabalhos acadêmicos?
  • Estrutura do trabalho acadêmico nas normas da ABNT
  • Importância de aprender as normas da ABNT

Por Que as Normas da ABNT São Importantes Nos Trabalhos Acadêmicos?

Apesar do que muitos estudantes pensam as normas da ABNT não são nenhum vilão dos trabalhos acadêmicos, ao contrário, elas existem para simplificar a sua vida acadêmica na hora de elaborar um trabalho. Mas como assim? 

Isso mesmo que você leu! Apesar de parecer que as regras da ABNT existem para prejudicar a sua vida, a verdade está muito distante disso, e elas servem na verdade para simplificar. Sabe por que? Porque sem elas você nem sequer saberia como elaborar um trabalho acadêmico. 

Pense comigo, como é que você sabe elaborar um trabalho acadêmico? Porque existem regras que te dizem como é a estrutura desse trabalho, como ele deve ser feito, o padrão que deve seguir, e essas especificações são justamente as normas da ABNT. 

Portanto, as normas da ABNT são de extrema importância nos trabalhos acadêmicos, justamente porque elas é que norteiam como esse trabalho deve ser feito. E sem elas seria uma tremenda confusão elaborar qualquer tipo de trabalho. 

Aliás justamente por isso que elas foram criadas, para padronizar os trabalhos acadêmicos e tornar mais fácil a correção destes, a partir de um modelo padrão constituído. Caso contrário, seria absolutamente difícil os professores saberem que quantidade de pontos atribuir a cada trabalho. 

Estrutura do Trabalho Acadêmico Nas Normas da ABNT

A estrutura dos trabalhos acadêmicos disciplinada pela ABNT ao contrário do que os alunos falam não é esse bicho de sete cabeças todo, e uma vez que você aprende as regras, é possível elaborar todo e qualquer tipo de trabalho acadêmico. 

A estrutura do trabalho acadêmico na ABNT é composta por:

Estrutura
Elementos pré-textuais São os elementos que como o próprio nome já indica vem antes do corpo do texto, como por exemplo, a capa, contracapa, sumário, resumo e etc.
Elementos textuais São os elementos que compõe de fato o corpo do texto, como exemplo a introdução, desenvolvimento e conclusão.
Elementos pós-textuais São os elementos que vem após o corpo do texto, como o referencial teórico, apêndice e etc.

 

Essa é a estrutura básica de qualquer trabalho acadêmico, obviamente cada instituição de ensino costuma solicitar especificações próprias, por isso além de se atentar as normas da ABNT, procure saber em sua instituição as especificações cobradas. 

Importância de Aprender as Normas da ABNT

Ao contrário do que a maioria dos estudantes acreditam é de suma importância aprender as normas da ABNT, e uma vez que você aprende a normativa, você consegue aplica-las em qualquer tipo de trabalho. 

Mas, para que serve mesmo as normas da ABNT? Separamos aqui alguns pontos pelos quais é importante utilizar as normativas, são eles:

  • Padronização do trabalho: as normativas da ABNT foram desenvolvidas para que houvesse uma padronização dos trabalhos acadêmicos;
  • Organização das informações: ao utilizar as normas da ABNT, você sequencia as informações nos trabalhos acadêmicos.

Nesse passo, é possível concluir que utilizar as normativas da ABNT só trazem benefícios para a organização e estrutura do seu trabalho acadêmico. Além disso, poupará tempo no seu trabalho se você o organizar desde o princípio nas regras da ABNT.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.