A Ăndia registrou, nesta quarta-feira (19), o maior nĂșmero de mortes por coronavĂrus em um dia por um paĂs, superando a marca alcançada pelos Estados Unidos em janeiro.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, o paĂs asiĂĄtico confirmou 4.529 Ăłbitos, totalizando 283.248 vidas perdidas para a Covid-19.
O recorde anterior havia sido registrado em 12 de janeiro, quando os EUA confirmaram 4.475 Ăłbitos. Ă Ă©poca, a Ăndia registrou 202 mortes. Agora, as curvas se inverteram, e os EUA contabilizaram 857 mortes nesta quarta, marcando uma queda nos nĂșmeros devido ao acelerado programa de vacinação americano.
Enquanto os EUA tĂȘm 37,21% de sua população completamente vacinada, a Ăndia conseguiu imunizar apenas 2,97%, cifra ainda inferior Ă do Brasil (8,23%). O paĂs vive um cenĂĄrio de colapso no sistema de saĂșde e de alerta com a variante B.1.617, classificada de preocupação global pela OMS (Organização Mundial da SaĂșde).

