Os finalistas da Europa League 2020/21 serão definidos nesta quinta-feira (6/5) com os jogos de volta das semifinais entre Roma x Manchester United e Arsenal x Villarreal.
Em casa, em Old Trafford, o time de Ole Gunnar Solskjaer fez 6 x 2 nos italianos, enquanto o Villarreal, também em seu campo, no El Madrigal, bateu o Arsenal por 2 x 1.
Retrospecto
Entre os quatro semifinalistas, somente o os espanhóis nunca estiveram numa final da Liga Europa, apesar de já ter chegado à três semifinais assim como o Arsenal.
Os Gunners disputaram duas decisões da competição, em 1999/00 e 2018/19, contra o Galatasaray e o Chelsea, respectivamente, e perderam ambas.
O United chegou à duas semifinais, tendo passado somente uma vez para a final, quando foi campeão em 2016/17, sobre o Ajax, por 2 x 0.
Já os italianos foram à semifinal somente uma vez, em 1990/91, e conseguiu avançar para a decisão, mas perdeu o troféu para a Inter de Milão, pelo agregado de 2 x 1.
Destaque
Coincidência ou não, os times que estão mais perto da final são os que fizeram as melhores campanhas.
O United, que entrou na competição já no mata-mata após ser eliminado da Champions, não perdeu nenhum jogo em sete disputados, mas empatou dois.
A trajetória do Villarreal é ainda mais impressionante. Na disputa desde a fase de grupos, a equipe comandada por Unai Emery, ex-Arsenal, tem 12 vitórias e somente um empate em 13 partidas.
Os jogos desta quinta serão no mesmo horário, 16h, horário de Brasília. Roma x Manchester se enfrentam no estádio Olímpico de Roma, enquanto Arsenal x Villarreal decidem a outra vaga na final no Emirates Stadium.