A senadora Mailza Gomes é a candidata mais natural do Progressistas para disputar a única cadeira em jogo no Senado Federal em 2022. A avaliação é do presidente municipal da legenda em Rio Branco, Reginaldo Ferreira.
Em entrevista ao ContilNet, o dirigente destacou a “primazia” com a qual a sigla trata a parlamentar, que é a presidente estadual da agremiação.
Mailza nunca disputou uma eleição. Ela chegou ao Senado como suplente de Gladson Cameli, eleito governador em 2018. Apesar disso, Reginaldo avalia que a congressista tem “notada capacidade” de disputar o pleito no ano que vem.
“Ela tem seu peso político por conta da liderança e posição de destaque que possui na condução dos assuntos de poder no Acre. É dona de um mandato exemplar e produtivo e tem fidelidade política e partidária. Esses fatores não têm como ser ignorados”.
O dirigente afirma ainda que o Progressistas vê com louvor quadros de outros partidos que pleiteiam a vaga no Senado, porém é a legenda que “se gaba de ter um nome comprovadamente legitimado”.
Reforçou também que a política é muito dinâmica e permite arranjos, “desde que combinado entre as partes. O jogo é bruto, toda luta por poder o é, mas Mailza já se mostrou muito habilidosa”.
Foi sob o comando da senadora, que teve na figura de Reginaldo um de seus principais mentores, que o Progressistas se tornou o maior partido do Acre. Ele e o MDB fizeram, cada um, cinco prefeituras nas eleições de 2020.
No entanto, o antigo PP tem a capital Rio Branco e a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, além de Senador Guiomard, Feijó e Porto Acre, governando, assim, mais da metade da população acreana.