19 de abril de 2024

MPAC concorre ao 18º Prêmio Innovare; veja mais na coluna do Moisés Alencastro

MPAC no 18º Prêmio Innovare

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) está concorrendo ao 18º Prêmio Innovare, uma iniciativa do Instituto Innovare que promove, desde 2004, as boas práticas criadas por profissionais da área jurídica para tornar a justiça mais ágil e acessível à população.

***São seis práticas do MP acreano selecionadas para a próxima etapa da premiação, entre elas, a Campanha SOS Acre, que mobilizou diversas instituições e levou ajuda humanitária aos acreanos durante a crise sem precedentes na história do Acre, provocada pela pandemia da Covid-19, enchentes, crise migratória e surto de dengue.

***Também concorre o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), órgão auxiliar do MPAC, que oferece os serviços de orientação, triagem, acolhimento e atendimento social, jurídico e psicológico às pessoas que de alguma forma foram afetadas pela violência.

***Outra iniciativa é o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), que como objetivo a adoção de estratégias de prevenção ao consumo, de propiciar o tratamento adequado a dependentes e usuários, orientação aos familiares e àquelas pessoas atingidas com a problemática da dependência química.

***Também está selecionado o  Grupo Especial de Atuação para Prevenção e Resposta a Emergências, Calamidades Públicas e Desastres (GPRD), que é um grupo formado por membros e servidores do MPAC, que atua em situações de emergência ou desastres naturais.

***A Campanha Informação Salva Vidas, que visa alertar a população sobre a gravidade da Covid-19 e conscientizar sobre as consequências de não se observar as recomendações sanitárias, também está concorrendo.

****A outra iniciativa é o projeto Promotoria Modelo,  que  visa uma melhor tramitação nos processos nas atividades desempenhadas pela 8ª Promotoria de Justiça Criminal. O intuito principal é trazer maior fluidez para a tramitação dos processos.

Em comemoração ao Mês das Noivas, a cerimonialista Lina Grasiela promove no próximo  domingo (30), às 16h, no canal da startsomac do YouTube, a primeira amostra de serviços para casamentos, a “Casar no Acre”. O evento é totalmente gratuito. Para participar é só se inscrever no link que está na bio do @lotuscerimonial_acre. As vagas são limitadas!

Cine Araújo

O Cine Araújo, voltou a funcionar nos horários normais, de segunda a sábado, das 10h às 22h e nos domingos e feriados das 11h às 21h, com capacidade de 50% e segue com todas as regras de biossegurança. Filmes em cartaz:  Mortal Kombat, Mundo em Caos, Godzilla Vs. Kong, Rogai Por Nós, Demon Slayer e Em Guerra com o Vovom.

A empresária linda Carina Lopes – que é bonita até dizer chega – mudou de idade na última terça-feira (25).  A celebração foi em sua casa ao lado de familiares e amigos mais íntimos. Felicidade!!!

A Procuradora-geral de Justiça do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, foi a aniversariante do dia 23 (domingo).  Na segunda-feira (24), ganhou  “…parabéns para você…” surpresa, em seu gabinete, de sua equipe de trabalho e amigos do MPAC. Ela merece todo nosso respeito e admiração. Parabéns!

Parabéns para a queridíssima Roseane Manchini, a Gigi, chefe do cerimonial do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) aniversariante do dia 21. A data foi celebrada em família. Vida longa, com saúde e felicidades!

Muitos anos de vida com muita saúde e felicidades para Adriana Souza, aniversariante do dia 20 de maio. A comemoração foi em família, como pede o momento.  Na foto, com o marido Ricardo e filho Mateus.

Na ultima quarta-feira (19) na bancada do PCdoB, na Câmara Federal, homenageou duas gigantes: as aniversariantes Jandira Fegali e Alice Portugal. Exemplo e inspiração aos que lutam. Viva !

A odontóloga Atenéia Paludo estará em Rio Branco, na próxima semana, para ampliar os protocolos em harmonização facial. Doutora Atenéia é graduada em Odontologia pela PUCRS, Pós Graduada em Harmonização Facial pela Odonto Partners SP, Certificado internacional pelo CAMLS na universidade do Sul da Flórida e referência em preenchimento labial no Rio Grande do Sul. O atendimento será no Studio Ricciard a partir do dia 31 de maio. Informações pelos telefones: 68-99950-1070/3301-5091.

Acontece na EJE-AC

Em continuidade às ações formativas no ano de 2021, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AC realizará mais um momento de reflexão sobre matérias sensíveis à democracia e à cidadania. Já foram abordados temas como a participação da mulher na política, a segurança do processo eleitoral e o direito de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência.

***Nesta sexta-feira (28), às 11h, a EJE realizará palestra com o tema “*Dignidade Humana: Ação voltada à identidade de gênero, uso do nome social nos serviços judiciais*”,  a ser ministrada pelo Doutor Thiago Galeão, Docente da Universidade Federal do Mato Grosso.

***O evento, que será aberto à comunidade local,  contará com abordagem voltada à garantia dos direitos humanos  e ocorrerá via aplicativo Zoom. Haverá emissão de certificado de 1h/a aos participantes inscritos. Os pedidos de inscrição deverão ser endereçados ao e-mail  [email protected].

 Agenda Legislativa das Centrais Sindicais

Ontem (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, um ato unitário, deu a largada para a nova jornada de lutas do sindicalismo e dos movimentos sociais. Com o lema #600ContraFome, o 26M denunciou o avanço da fome no Brasil e cobrou a aprovação da Medida Provisória (MP) 1.039/2021, que institui um auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia de Covid-19. Hoje, o auxílio chega a ser de apenas R$ 150.

A exemplo das manifestações Black Lives Matters nos EUA e dos recentes protestos que ocorreram no Chile e Equador e Colômbia, diversos setores dos movimentos populares no Brasil estão convocando o povo às ruas.

***O entendimento é que o governo Bolsonaro é o principal responsável pela disseminação do Covid, que já matou 444 mil pessoas em todo o país. Não bastasse, o desemprego atinge 14,3 milhões de pessoas e aproximadamente 59% sofrem com insegurança alimentar.

***Por isso, sob a lema de Povo na rua, Fora Bolsonaro, estão sendo convocadas para o dia 29 de Maio, sábado, manifestações de rua em todo o país exigindo a derrubada do governo Bolsonaro.

***Os organizadores do evento garantem que os atos serão realizados em locais abertos e pedem que todos os manifestantes compareçam aos atos de máscara N95 e PFF2, usem álcool em gel e garantam o distanciamento durante a manifestação, seguindo às normas de segurança estabelecidas.

*** Veja como será a manifestação em Rio Branco: – 15 horas – Carreata que dá inicio ao ato. Local:  Arena da Floresta (Percurso de 1 hora atá o Colégio de Aplicaçã).

– 16 horas – Encontro para início da passeata. Local: Colégio de Aplicação.

– 16h30 – Início da passeata  (Percurso até o Palácio Rio Branco).

– 17 horas  – Concentração no Palácio Rio Branco.

– 20 horas – Encerramento.

Em circulação nas redes sociais a campanha “A perifa também lê”  das educadoras Aquesia Maciel, Camila Cabeça e Jaycelene Brasil, com pedido de doações de livros que tenham linguagem voltada para crianças e jovens. O material arrecadado será entregue junto com os alimentos doados pela Coalizão Negra por Direitos (composta por organizações não governamentais e diversos parceiros).  Informações pelos Instagrans: Aquésia Maciel: @aquesiaawqasisa; Camila Cabeça: @camilacabeca e Jaycelene Brasil: @jayce_brasil.

Hoje a Recol Veiculo faz a premiere mundial de seu novo SUV, o Taos. O design do Taos é, sem dúvida, um de seus pontos de destaque do modelo. Com uma silhueta típica SUV, que transmite uma imagem sólida e robusta, além de garantir espaço interno aos seus ocupantes.  Segundo a marca, o SUV é caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como um design moderno e motores e transmissões de última geração.

Trazendo à luz da sociedade o debate sobre direitos e diversidade, o Acre está promovendo até domingo (30) o 1ª Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico. A mostra, financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

***Totalmente online e gratuito, os filmes estarão disponíveis por meio do site https://festivaltransamazonico.com.br. Idealizado por este colunista, o evento leva ao público discussões importantes relacionadas à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de colocar a capital acreana no mapa dos festivais de cinema realizados no Brasil.

***A mostra conta com produções da Argentina, França e do Brasil. Ao todo, o festival exibe 13 longas-metragens, em cinco dias de programação. Os filmes abordam as temáticas de sexualidade, gênero, cidadania e direitos humanos. As exibições serão gratuitas e online, por meio do site do festival.

***A mostra traz ao Estado um amplo panorama de produções nacionais e internacionais que se propõem a dialogar e refletir sobre as vivências LGBTQIA+, em diferentes recortes, com foco no respeito às liberdades.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost