20.3 C
Rio Branco
18 junho, 2021 7:32 am

Operação da PF prende faccionados do CV em Cruzeiro do Sul por tráfico e organização criminosa

Os capturados foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal e, posteriormente, encaminhados à Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva (UPMN)

POR REDAÇÃO CONTILNET

Em ação conjunta com a Polícia Civil do Acre, a Polícia Federal deflagrou em Cruzeiro do Sul, na manhã desta sexta-feira (21) a operação “Criminalis Nexum 1”, que busca desarticular organização criminosa voltada, principalmente, ao tráfico de drogas na cidade e região, além de outros crimes.

Três pessoas da organização criminosa Comando Vermelho foram presas, a partir de mandados de prisão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco, além de 18 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e 06 mandados de prisão preventiva.

Os mandados foram cumpridos em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Guajará (AM). Sete aparelhos celulares foram apreendidos.

Na ocasião, também foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência (TCO), em razão da posse de animais silvestres.

Os capturados foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal e, posteriormente, encaminhados à Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva (UPMN), em Cruzeiro do Sul, a à Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá.

CRIMINALIS NEXUM

Do latim, quer dizer conexão criminosa. Faz referência à troca de mensagens, de cunho criminoso, recuperadas pela Polícia Federal de celulares encontrados dentro de celas do presídio Manoel Neri, em que membros faccionados presos eram mandantes e organizadores da organização criminosa.

A investigação também contou com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Penal de Cruzeiro do Sul e do Ministério Público do Acre (MPAC).

Cerca de 28 policiais federais e 12 policiais civis participaram ativamente da operação.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.