ContilNet Notícias

Organização Mundial de Saúde Animal reconhece AC como zona livre de aftosa sem vacinação

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Organização Mundial de Saúde Animal reconhece AC como zona livre de aftosa sem vacinação

Foto: ilustrativa/ reprodução

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu, nesta quinta-feira (27), o Acre como área livre de febre aftosa sem vacinação. Outros três estados também ganharam a certificação. São eles o Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de partes do Amazonas e Mato Grosso.

Com isso, o setor espera a abertura de novos mercados que prezam pela qualidade da carne e remuneram melhor o produto com o selo da OIE.

O Acre já havia conseguido erradicar a febre aftosa sem vacinação em meados do ano passado. Em agosto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) expediu uma instrução normativa que classificou o estado como zona livre da doença, que afeta o gado. Desta vez, o reconhecimento é internacional.

No Acre, a cadeia produtiva da pecuária gera, anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão. A vacinação do gado local contra a aftosa acontecia de forma ininterrupta há duas décadas, com duas campanhas por ano, em maio e novembro.

Há 15 anos o estado já era reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre da doença, porém com necessidade de imunização frequente para manter o status. Com o fim das campanhas, os pecuaristas economizaram, em um ano, aproximadamente R$ 10 milhões.

Sair da versão mobile