19 de abril de 2024

Polícia fecha serraria clandestina e apreende madeira ilegal em Manacapuru

Uma serraria clandestina foi fechada neste sábado (29), em Manacapuru, a 70 Km de Manaus. No mesmo local, a polícia também apreendeu 50 metros cúbicos de madeira de origem ilegal. Três homens foram presos e levados para delegacia do município.

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) abordaram três homens que operavam bancadas de máquinas de serrar em um trecho da rodovia estadual.

Além de constatarem a atividade de serraria, na revista policial, foi comprovada a existência, em depósito, de 50 metros cúbicos em peças de madeira de espécies diversas, serradas como tábuas, blocos, pernas-mancas e ripas; além de maquinários como 11 serras de aço e um motor esmeril, ferramenta utilizada para cortar, afiar ou aparar diversos tipos de materiais.

De acordo com a polícia, nenhum documento legal comprobatório de funcionamento do empreendimento e da origem da madeira foram apresentados. Três homens foram conduzidos e apresentados à delegacia de Manacapuru, para a conclusão dos procedimentos legais. A madeira apreendida foi destinada pela polícia judiciária à Defesa Civil de Manacapuru, para atender às necessidades da população afetada pela enchente.

A PM orienta, por meio das unidades militares ambientais, que transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem autorização do órgão competente, configura crime ambiental, sujeitando os autores às penalidades previstas na lei.

Para relatar crimes contra o meio ambiente, a população pode entrar em contato com a linha direta da polícia ambiental por meio do telefone (92) 98842-1553, que também recebe mensagens no aplicativo WhatsApp. É possível, ainda, fazer denúncias ao 190 ou 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost