Prazo para entregar a declaração do IR termina nesta segunda-feira

O prazo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, termina às 23h59 desta segunda-feira (31/5).

De acordo com o último balanço da Receita Federal, já foram entregues 27.576.564 declarações do IRPF e a expectativa é que cerca de 32 milhões de documentos ainda sejam recebidos.

A data final para entrega da declaração de IR foi estendida de abril para maio, em razão da pandemia.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber.

Além da multa, o CPF pode ficar irregular, o que impede a liberação de empréstimos, a retirada de passaportes, a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, e a participação em concurso público, até a regularização da situação.

Receita Federal contabiliza o total de rendimentos (o quanto você ganhou) e gastos dedutíveis de todo o ano, e compara com o que já foi recolhido a cada mês.

O resultado deste cálculo indicará se o cidadão ainda deve recolher imposto (pagar mais) ou ser restituído com parte dele.

Documentação

Na hora de fazer a declaração, é necessário ficar atento aos documentos. São necessários todos os rendimentos durante o ano de 2020, inclusive os isentos e não tributados pelo Imposto de Renda, como saque de FGTS e indenizações por acidente de trabalho, além de bens, despesas médicas, odontológicas, gastos com educação, aluguéis, pagamento de pensão alimentícia, dependentes, operações na bolsa de valores, entre outros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost