30.3 C
Rio Branco
14 junho, 2021 4:21 pm

Prefeitura garante espaço para 18 camelôs retirados do calçadão

POR LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas) se reuniu na tarde desta sexta-feira (28) com camelôs que foram retirados do calçadão, no Centro, para informar que haverá processo seletivo para alocação de 18 deles em dois espaços. Doze quiosques estão vagos no Aquiri Shopping e outros seis na Rua Quintino Bocaiuva.

Os critérios para a escolha será por antiguidade, de quem não possui familiares permissionários em espaços públicos, entre outros. Após a seleção, haverá um sorteio para definir para onde os beneficiados serão direcionados.

Porém, outros 32 comerciantes ficarão de fora do processo. A prefeitura informou que eles podem voltar ao calçadão como ambulantes de mão , porém ficarão proibidos de levantarem estrutura mais complexa. O prefeito prometeu que já está pensando em uma alternativa para esse grupo.

“Quem ficou de fora eu peço que aguarde mais um tempo, que devagarzinho a gente vai arrumando. Teremos uma lista de espera e em breve vamos pensar em como solucionar o problema dessas famílias”, disse Bocalom.

Os trabalhadores foram despejados do calçadão porque o lugar será revitalizado e ganhará tráfego de veículos. O planejamento para a revitalização é da gestão passada, de quem o prefeito atual herdou os recursos para tocar as obras.

O camelô Elias da Silva foi um dos contemplados para participar do processo seletivo. Ele elogiou a prefeitura pela rapidez com que apresentou uma solução para parte dos trabalhadores, mas lamentou que os demais ficarão tempo indeterminado sem ter para onde ir.

“Muitos que ficaram de fora não só mereciam, como precisam estar dentro dessa política. A seleção foi muito boa, todo mundo que passou para a próxima fase merece, mas precisamos de outros espaços para comportar os demais colegas”.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.