Prefeitura tem 4 dias para aplicar doses da Pfizer; após esse prazo, imunizante pode perder eficácia

As 3.510 doses da vacina fabricada pela Pfizer contra o coronavírus, que chegaram ao Acre nesta terça-feira (12), ainda não foram distribuídas para Rio Branco, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A demora se dá por conta da necessidade de descongelar os imunizantes que chegam em uma temperatura aproximada de -70ºC. O prazo, de acordo com a fabricante, para que seja iniciada a imunização é de 24 horas.

Após descongelados os frascos, a assessoria de comunicação da Semsa informou que o órgão tem 4 dias para aplicar as vacinas, caso contrário, elas podem ir perdendo a eficácia, com prevê a fabricante.

“A população que é prioridade não pode perder tempo. Se começarmos a aplicar amanhã (quinta-feira), vamos conseguir vacinar até o domingo, porque na segunda o imunizante vai perdendo a eficácia”, destacou o assessor Salomão Matos.

Os imunizantes são destinados, no primeiro momento, às grávidas e mulheres no período pós-parto. A questão é que o número é inferior ao total de vacinas que chegaram e, por isso, pessoas com outras comorbidades devem se preparar e acompanhar os noticiários para que também sejam vacinadas.

“O número de grávidas e mulheres do período pós-parto é pouco. Por isso, é importante que pessoas com outras comorbidades fiquem atentas”, finalizou.

Pfizer e eficácia

Um estudo conduzido em Israel junto a profissionais da área de saúde e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) mostrou que a vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer reduziu as infecções sintomáticas pela doença em 97%, ao passo em que diminuiu as assintomáticas em 86%.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeitura tem 4 dias para aplicar doses da Pfizer; após esse prazo, imunizante pode perder eficácia