A partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarĂŁo a ter o benefĂcio cortado, informou hoje o ĂłrgĂŁo.
A exigĂȘncia estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.
Inicialmente, a retomada da prova de vida estava prevista para maio, mas foi adiada em um mĂȘs pela Portaria 1.299 do MinistĂ©rio da Economia, publicada hoje (13) no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo.
Em maio, ocorrerĂĄ o bloqueio de 160 mil beneficiĂĄrios que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, antes do inĂcio da pandemia.
Estes devem ir Ă agĂȘncia regularizar a situação. De março de 2020 em diante, os prazos serĂŁo retomados de forma gradual, para evitar aglomeraçÔes nas agĂȘncias bancĂĄrias.
A portaria estabeleceu o seguinte calendårio de transição para a prova de vida para os segurados do INSS.
Os beneficiĂĄrios escolhidos para a comprovação digital por reconhecimento facial e que nĂŁo fizeram o procedimento no aplicativo Meu Gov.br terĂŁo o benefĂcio cortado neste mĂȘs.
Neste caso, o desbloqueio do pagamento poderĂĄ ser feito por reconhecimento facial no prĂłprio aplicativo.
Segundo o INSS, cerca de 340 mil pessoas selecionadas que fizeram a prova de vida digital nos Ășltimos meses nĂŁo correm o risco de ter o benefĂcio bloqueado.


