24 de abril de 2024

Quer saber como assistir gratuitamente o filme ‘A última Floresta’? Moisés Alencastro te conta

Jornalista Fábio Pontes estreia manhã, às 8h15, na CBN Amazônia Rio Branco FM 98,1, a coluna “Amazônia em Pauta”. O objetivo é colocar o debate amazônico na sociedade acreana, construindo uma nova relação com a Amazônia, fortalecendo o sentimento de “amazonidade” entre os acreanos. Mostrando que é possível desenvolver o Acre gerar renda e riqueza a partir da manutenção da floresta em pé e da exploração sustentável dos recursos florestais.   

*** Entre os veículos para os quais Fábio Pontes já escreveu estão: Folha de São Paulo, Valor Econômico, Veja e BBC Brasil. Atualmente escreve para a Agência Amazônia Real e a revista Piauí, além de manter o blog (fabiopontes.net).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou na quarta-feira (12) a lei que determina o afastamento de profissionais grávidas das suas atividades presenciais durante o período da pandemia da Covid-19, preservando sua remuneração. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (13), quando a medida já passa a vigorar, com o objetivo de reduzir os riscos de infecção das gestantes pela doença.

***De autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o projeto de lei havia sido aprovado pelo Senado no dia 15 de abril, após passar pela Câmara dos Deputados ainda em agosto do ano passado.

***Segundo a determinação, a funcionária afastada deverá se manter à disposição do empregador para realizar atribuições profissionais em casa “por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância” até o fim do atual estado de emergência em saúde pública no país. (com informações de Agência Brasil e G1).

Reunir arte, ciência e meio ambiente é a proposta da bióloga e artista plástica Dill Marques, que realiza sua primeira exposição: “Arte Ambiental – Aves que despertam nossos sentidos”. O trabalho apresenta dez telas com diferentes espécies de aves encontradas no bioma Amazônia e algumas só no nosso estado. Com entrada gratuita, as obras ficarão expostas na sede da SOS Amazônia (Rua Pará, 61), até o dia 25 de maio, das 8h ás 12h e das 14h às 17h.

A bárbara morte de 29 pessoas no Massacre de Jacarezinho, no último dia 6, mudou o tom dos protestos do 13 de Maio. Sob o mote “Nem bala, nem fome, nem Covid. O povo negro quer viver!”, a Coalização Negra por Direitos promoveu atos contra o racismo várias cidades do país, na quinta-feira (13).

*** O objetivo dos atos foi para provocar reflexões sobre o fim do racismo, do genocídio negro e das chacinas, além da necessidade de construção de mecanismos de controle social acerca das operações policiais. Em Rio Branco o ato aconteceu, no começo da manhã, com concentração no Senadinho, com poucas pessoas como exige o momento.  As fotos são de Alexandre Noronha.

Campanha Hospital do Amor

Com atendimento impecável, o Hospital do Amor – Instituto de Prevenção destinado ao combate dos cânceres de mama e colo do útero – está em campanha para divulgar os exames preventivos que realiza, ainda pouco acessados, por falta de divulgação. Caso não atinjam a meta anual, o hospital corre o risco de ser fechado no início de 2022. A meta é para o atendimento quantitativo e qualitativo de mulheres nos seguintes exames preventivos: Papanicolau, mamografia, tratamento de câncer de pele e bucal (após ser avaliado pelos postos de saúde), tratamento de câncer de mama etc. Tudo gratuitamente! Divulguem e participem! Basta levar consigo seu documento e o cartão do SUS.

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, no início da tarde terça-feira (18), o projeto de lei (PL 45/2021) de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que visa a contratação de médicos brasileiros, formados no exterior, com atuação no Mais Médicos para trabalhar no Estado e Municípios enquanto durar a pandemia da covid-19.

*** “O projeto tem legalidade porque ele permite uma contratação extraordinária, temporária, enquanto durar a pandemia para este período excepcional. Com esta lei aprovada por esta Casa, as prefeituras poderão contratar esses profissionais. Hoje podemos dar um abraço de solidariedade ao povo do Acre” (deputado Edvaldo Magalhães).  Deputado Roberto Duarte (MDB) foi o relator do PL. Governador Gladson Cameli sinaliza que vai sancionar. Estamos na torcida!

Quem vive nos grandes centros urbanos encara diariamente uma rotina agitada, cheia de informações simultâneas, que dificultam os momentos de desconexão e relaxamento. Por meio da perfumaria, o Boticário oferece uma saída para trazer a natureza para perto e resgatar momentos de prazer e energia que podem ficar perdidos na correria do dia a dia, com o lançamento de Arbo Botanic.

*** A fragrância buscou inspiração no movimento das Florestas Urbanas e no verde das folhas da Costela-de-Adão para trazer uma pirâmide olfativa fresca e potente, ideal para sentir o frescor energizante da natureza todos os dias, onde estiver. As notas aromáticas da sálvia, folha de violeta e gengibre foram combinadas com vetiver e âmbar em um desodorante colônia capaz de proporcionar uma dose diária revigorante de natureza, a novidade traz o acorde ENERGY, ingrediente comprovado pela neurociência por despertar a sensação de energia que a natureza traz.

*** Para completar o lançamento, o portfólio de Arbo Botanic apresenta ainda um Body Spray Desodorante e o Refil Body Spray Desodorante, que combina a fragrância especial, da família fougère fresca, com o duplo ativo desodorante para proteção dos odores da transpiração.

Trazendo à luz da sociedade o debate sobre direitos e diversidade, o Acre promove de 26 a 30 de maio o 1ª Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico. A mostra, financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

*** Totalmente online e gratuito, os filmes estarão disponíveis por meio do site https://festivaltransamazonico.com.br. Idealizado por este colunista social, o evento leva ao público discussões importantes relacionadas à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de colocar a capital acreana no mapa dos festivais de cinema realizados no Brasil.

*** A mostra conta com produções da Argentina, França e do Brasil. Ao todo, o festival exibe 13 longas-metragens, em cinco dias de programação. Os filmes abordam as temáticas de sexualidade, gênero, cidadania e direitos humanos.  O Transamazônico é financiado pela Lei Emergencial Aldir Blac, por meio da Fundação Elias Masuor (FEM).

Carro 0Km no Via Verde Shopping

O Via Verde Shopping continua com a sua campanha do mês das mães, que também celebra os 10 anos do empreendimento, com um sorteio que tem como premiação um carro zero Km. A cada R$ 200,00 em compras em qualquer loja do Via Verde Shopping, o cliente terá direito, por meio da nota fiscal, a um número da sorte para concorrer ao prêmio.

*** A participação segue até o dia 27 de maio e o resultado da premiação será disponibilizada no dia 31 desse mês. O cadastro para participar é através do App Web: https://uneshop.app/promo/via-verde-shopping/retribua-o-cuidado. O cliente pode trocar a nota fiscal de casa ou no próprio shopping usando esse link. Para mais informações sobre a promoção,

A Última Floresta, longa-metragem dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, e roteiro de Davi Yanomami, líder indígena e xamã, em coautoria com Bolognesi, na Sessão Especial da Mostra Amazônia, dia 21, sexta-feira.  O filme entra em cartaz no nosso site 18h (Acre) e 20h (BSB). Assista pelo site: www.cinemadefronteira.com.br. Disponível por 24h – 200 visualizações.

*** Sinopse: Em um grupo Yanomani isolado na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.  A XI Edição do Festival Pachamama de 15 a 22 de maio é totalmente virtual e gratuita.

Na realização estávamos juntos este colunista, o cineasta Sérgio de Carvalho e os jornalistas Andryo Amaral e Surama Chaul

Há cerca de uma década trouxemos pela primeira vez para o Acre o prestigiado festival Mix Brasil Cinema da Diversidade. Na realização estávamos juntos este colunista, o cineasta Sérgio de Carvalho e os jornalistas Andryo Amaral e Surama Chaul (foto). Foi o primeiro de muitos que resultou nesse projeto dos sonhos que é o Festival Internacional de Cinema LGBTQI+  Transamazônico (@festivaltransamazonico). #TBT

Inácio Moreira completou mais uma volta em torno do sol no dia 14 de maio. A celebração foi entre família, em seu próprio lar, devido o atual momento. Na foto, o aniversariante com os filhos: Carlos Robson, José Inácio e Jessica. Saúde, paz e prosperidade!

A jornalista Márcia Moreira apagou as velinhas na terça-feira (18). Querida como ela é, recebeu, merecidamente, inúmeras felicitações nas redes sociais. Para festejar a data organizou um chá da tarde, o tradicional “chaversário”, discreto e intimo entre familiares e amigas, em sua residência.  

Viva! Viva! Para a queridíssima Nazaré Cameli que aniversariou no último dia 13. Ela foi bastante homenageada pela data especial.  “… O parabéns pra você..”  foi com um  jantar em família. Felicidade e saúde!

 

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost