22.3 C
Rio Branco
5 agosto 2021 12:21 am

A favela que está combatendo a covid-19 e o desemprego de jovens ao mesmo tempo

Mesmo antes da covid-19, os mais jovens sempre enfrentaram a maior dificuldade para encontrar trabalho no Brasil

POR BBC NEWS BRASIL

Eu estou procurando emprego desde o começo de 2020″, conta Pedro Henrique da Silva Souza, de 17 anos e morador de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

“Resolvi procurar emprego agora para ajudar meus pais em casa e comprar aquilo que eu preciso. Conquistar meus objetivos, pagar meus cursos e guardar dinheiro para minha faculdade, porque eu quero me formar”, enumera o estudante do terceiro ano do ensino médio, chefe do grêmio da sua escola e bailarino.

“Por conta da pandemia, procurar emprego está sendo algo quase impossível, porque as empresas estão fechando as portas, estão diminuindo o número de funcionários”, lamenta o jovem. “A gente espera semana após semana, sem resposta.”

Pedro é um dos milhões de jovens brasileiros que estão desempregados em meio à pandemia.

Mesmo antes da covid-19, os mais jovens sempre enfrentaram a maior dificuldade para encontrar trabalho no Brasil, diante da competição com milhões de outros desempregados – muitos deles, mais experientes.

A pandemia agravou essa situação, com a taxa de desemprego para pessoas com idades entre 18 e 24 anos tendo passado de 23,8% no quarto trimestre de 2019 para 29,8% ao fim de 2020, com mais de 4 milhões de jovens adultos em busca de emprego.

No mesmo intervalo, a taxa de desemprego para a população em geral subiu de 11% para 13,9%.

Leia mais em BBC News Brasil, clicando AQUI.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.