Ícone do site ContilNet Notícias

Adolescentes com comorbidades começam a ser vacinados em MS

Por LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

“Estou muito aliviada, quando chegar a sua vez, vá tomar, não espere nada”, disse Laine

ITAPORÃ (MS) – A Vacinação contra Covid 19 chegou a adolescentes em Mato Grosso do Sul, ao menos a menores de 18 anos, de dois municípios, Itaporã e Douradina. A imunização foi liberada na sexta-feira (18), para a categoria, a principio aqueles com comorbidades. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que começou nas cidades pequenas, mas que logo estará nas maiores. O imunizante levou alívio para Laine de Jesus Alves, 14 anos, que puxou a fila Itaporanense.

A menina, que tem diabetes, em meio a emoção, além de si, lembra de outros e apela para conscientização. “Estou muito aliviada, quando chegar a sua vez, vá tomar, não espere nada”, disse Laine, em entrevista divulgada pelo Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), que lembra que a vacina liberada para os adolescentes com mais de 12 anos é a da Pfizer, única que liberou o procedimento e que chegou a pouco tempo no Brasil.

O Cosems/MS mostra também a alegria da mãe da adolescente, Aline Martins de Jesus, 30 anos. “É muito gratificante ver que ela foi imunizada primeiro do que eu. É uma emoção muito grande”, comenta. No município, a campanha de vacinação para pessoas fora do grupo prioritário está em 47 anos.

Segundo Aline Oviedo, coordenadora de Atenção Básica à Saúde, a última remessa foi de 440 doses da vacina, sendo 70% destinadas para adolescentes com comorbidades, gestantes e lactantes, todos do grupo prioritário. “Itaporã está vacinando todo os prioritários do PNI [Programa Nacional de Imunização]. Foram vacinados professores, profissionais de Saúde, adultos com comorbidades, caminhoneiros, pais ou tutores de pessoas com deficiência e, por últimos, iniciamos as indústrias”, afirma a coordenadora.

Em Douradina

Conforme o Cosems/MS, no segundo município, o douradinense João Antônio, 12 anos, portador de síndrome de down, foi o primeiro adolescente imunizado contra a covid-19.

“Esperávamos muito por este momento, estamos muito felizes, agora João vai poder voltar para as terapias, que são fundamentais para o desenvolvimento dele”, afirmou a mãe Maria Cristina Rodrigues em entrevista pelo Cosems/MS .

SES

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirma que MS também sai na frente nesta modalidade, que será estendida a todo o Estado. “Alguns já estão sendo vacinados em municípios menores. Mas as cidades grandes também vão fazer”, afirma

Resende lembra que conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Covid 19, já levou a óbito 13 pessoas com até 19 anos em Mato Grosso do Sul.

Contudo, a maioria, 10 dos mortos, tinha ao menos um tipo de comorbidade como doenças pulmonares, cardíacas, diabetes ou obesidade.

Liberação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou no último dia 11, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos no Brasil.

Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.

Sair da versão mobile