Artigo: ‘Temos 6% da população acreana vacinada com duas doses, nessa velocidade levaremos 3 anos’

As vezes alguns compreendem o posicionamento propositivo de um deputado de oposição como uma ação contra o governo, e decidem destruir suas propostas.

Desde as primeiras investigações sobre a vacina, falávamos que o governo do Acre precisava se antecipar e negociar aquisição direta da vacina, e em setembro de 2020, protocolamos um Projeto de Lei que permitia ao governo do Estado do Acre fazer a aquisição da vacina contra a covid-19. Mas nosso PL foi rejeitado pela Base do Governo, pois entenderam que era inconstitucional. A resposta que ouvimos foi, “ cadê a vacina? Onde tem pra vender que compramos. A nossa mensagem ali era que o governo deveria correr para negociar antes de as vacinas chegarem nas prateleiras, pois só assim, teríamos prioridade quando ela saísse.

Na última sexta-feira (4) , a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação da vacina Sputnik V em caráter excepcional pelo Brasil, mas o Estado do Acre está fora dessa etapa, pois o Governo não aderiu no tempo correto ao Consórcio do Norte/Nordeste, foi pro rabo da fila.

Desde as primeiras pesquisas e ofertas de vacinas contra à covid-19, nós nos empenhamos na luta para que o Governo do Acre estivesse procurando os laboratórios, liguei até pro secretário de saúde passamos canais de negociações.

Tempos após o nosso Projeto ser vetado, o Governo Estadual enviou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, com o mesmo objetivo do nosso, que altera as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2021 a fim de poder garantir que a compra de vacinas contra a Covid-19 esteja dentro do orçamento do Estado para 2021. E este PL, foi aprovado por todos os parlamentares. Isso nos fez acreditar que o Estado iria realmente comprar as vacinas para a população acreana.

Mas o que realmente estamos vendo, são as decisões tardias que se vem tomando em relação ao combate ao novo coronavírus. Se lá atrás o Estado tivesse aderido ao Consórcio Norte/Nordeste, mais cedo, hoje poderíamos estar um pouco mais aliviados, pois saberíamos que mais doses estariam sendo entregues e mais acreanos estariam sendo imunizados.

Como não estamos nessa primeira etapa, vamos aguardando esse pinga-pinga do Governo Federal e esperando a nossa vez no Consórcio.

Atualmente, o Acre tem apenas 6,32% da sua população vacinada (primeira e segunda dose). Se continuarmos nesse ritmo, iremos levar quase 3 anos para vacinar 100% da população acreana.

*Jenilson Leite é médico e deputado estadual pelo PSB

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost