19.3 C
Rio Branco
12 junho, 2021 1:14 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Artista de MS lança vídeo ‘Pássaros do Pantanal’ a promover conscientização

Jonir Figueiredo lança vídeo sobre pássaros do Pantanal

POR LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

CAMPO GRANDE (MS) – O artista visual e produtor cultural Jonir Figueiredo, realiza neste sábado (5), a estreia e apresentação do seu vídeo ‘Pássaros Pro Pantanal’. Ele retrata diversas aves da fauna pantaneira e mundial, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a necessidade de preservação da região pantaneira, a maior planície alagada do mundo e que engloba os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e os países vizinhos, Bolívia e Paraguai. O vídeo, é também uma celebração de 70 anos dele e 50 anos de carreira artística. Jonir pretende também expor no exterior, a começar por Paris, na França e quer agendar exposição de trabalhos para o segundo semestre, em Bruxelas, na Bélgica.

Jonir, pelo vídeo, com duração de 40 minutos, descreve as belezas naturais da flora e fauna pantaneiras e lamenta os grandes incêndios que devastaram a região no ano passado e que provocaram a morte de várias espécies de aves e animais e reduzindo drasticamente a alimentação desses habitantes da planície. “Foram períodos de fogo, seca e falta de comida, aliviada apenas por aqueles que realmente demonstram amor pelo nosso Pantanal”, afirma o artista.

Conforme o autor, ele realizou a produção para fazer um alerta geral e que serve a todos os brasileiros e mesmo aos muitos estrangeiros que conhecem e vem conhecer nossas natureza pantaneira. “Tem a finalidade de levar um alerta à população pantaneira, aos turistas, visitantes e pescadores, para que olhem de forma responsável as belezas do Pantanal, entre as quais estão incluídas belíssimas paisagens alagadas, os ribeiros, lagos e corixos e, sua fauna, retratada nos 100 desenhos de diferentes espécies de aves que produzi quando a tragédia provocada pelo fogo comoveu não somente os pantaneiros mas, também, parte da população brasileira”, disse Jonir.

O vídeo ‘Pássaros Pro Pantanal’ faz parte do projeto cultural aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que contou com nova regulamentação em 2020 para atender diferentes segmentos artísticos e culturais do País. No Estado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FC/MS) é a responsável pela distribuição dos recursos aos artistas e artesãos que foram aprovados pela nova legislação, implantada durante o período emergencial que o Brasil está vivendo por conta da pandemia do Coronavírus.

30 por 100

Segundo Jonir Figueiredo, dos 100 trabalhos que produziu desde o final do ano passado, selecionou 30 desenhos que seriam apresentados em uma mostra presencial, adiada em razão do agravamento da situação de emergência provocada pela pandemia.

Contudo, com a finalidade de mostrar a importância dos pássaros para a fauna e a flora pantaneiras, Jonir produziu os trabalhos para trazer reflexão sobre as queimadas, cujos resultados catastróficos se traduzem nos sentimentos de tristeza pela grande tragédia causada pelos incêndios e as queimadas que se transformaram em desastre ambiental. “Mas hoje celebramos a capacidade de renovação desse ambiente depois de praticamente destruído pelo fogo, na esperança de que aqueles que ainda praticam as queimadas, não provoquem nova tragédia em novo período de seca na região”, afirmou o artista.

A escritora Maria Adélia Menegazzo, que participa com o texto de apresentação do vídeo sobre o tema da exposição, explica que os pássaros de Jonir Figueiredo foram desenhados com carvão em que se transformaram diversas espécies de árvores e arbustos nas últimas queimadas no Pantanal. “Cada um desses trabalhos demonstram a urgência no comprometimento com a realidade, com a cultura e com a humanidade. A Arte é o caminho que assegura nossa imortalidade”, afirma a escritora, que é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

O próprio Jonir explica que seus trabalhos representam “a metamorfose pós queimada… do negro carvão que sobrou… Renascem linhas, traços, pingos, formas… que vão compondo os pássaros, cada um com seu movimento e graça, plumagens com expressividade na dança do renascer jovem”, afirma o artista visual.

O vídeo

Além da criação das exuberantes espécies de pássaros em seu criadouro artístico, Jonir participou ativamente das gravações do vídeo, com sua direção-geral e tendo como assistente de direção Lia Gasques; trilha sonora, filmagem e edição de vídeo de Yan Okumoto Kanashiro e fotografia e filmagem de Maria Luiza Brambilla.

O vídeo estarão disponíveis no Youtube a partir de sábado, pelo título ‘Pássaros Pro Pantanal’. https://www.youtube.com/embed/usbkHzsMVAg

Serviços – Interessados em adquirir as obras podem entrar em contato pelo telefone (67) 9 8151-9159, em horário comercial.