Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova relatório de Perpétua sobre parceria Brasil e Peru

A criação de uma zona de integração fronteiriça entre o Brasil e o Peru, chamado Acordo Quadro, foi aprovada nesta quarta-feira (30), pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Trata-se do estabelecimento de uma zona de integração entre os dois países.

A proposta aprovada foi relatada pela deputada federal acreana Perpetua Almeida (PCdoB). O objetivo do acordo é a promoção a integração econômica, comercial e social da região fronteiriça , além de intercambio cultural e promoção de cultura de paz entre as populações dos dois países.

A interação envolve 12 municípios acreanos: Assis Brasil, Brasiléia, Cap8xaba Epitaciolândia, Plácido de Castro, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri e Porto Acre, além de cidades do Amazona e do Peru. “Não há dúvida de que já passa da hora de o Brasil atribuir o devido valor aos seus interesses regionais”, disse Perpetua Almeida. “Este é um processo que se prolonga há décadas, mesmo diante de várias tentativas integracionistas, como Mercosul. Penso ser muito importante, e eu priorizo muitos acordos de integração regional”, disse.

A deputada disse ainda as relações com o Peru são fortes e que os acordos reforçam está ideia. A proposta está agora em análise da Comissão de integração Nacional, Desenvolvimento Regional da Amazônia e ainda na Comissão de Justiça e Cidadania e daí vai ao Plenário.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova relatório de Perpétua sobre parceria Brasil e Peru