30.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 4:57 pm

Dermatologistas explicam riscos da mucormicose: “fungo preto” da Covid

A Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu nota esclarecendo os riscos sobre a infecção por fungo ligada à pacientes com Covid-19

POR METRÓPOLES

Um surto de casos de mucormicose em pacientes com Covid-19 na Índia, que reportou 9 mil ocorrências em maio, e a confirmação de um caso em Manaus no último dia 02 de junho acendeu um alerta sobre a doença no Brasil. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou, em nota, esclarecimentos à população sobre fungo causador de micoses que, de acordo com relatos clínicos científicos, podem afetar pacientes de Covid-19 com problemas respiratórios e na pele.

Segundo o Departamento de Micoses da SBD, a chamada mucormicose é uma doença oportunista que, em geral, não tem potencial patogênico. Ou seja, pessoas sadias entram em contato com os fungos, mas não ficam doentes. Contudo, organismos debilitados ficam suscetíveis a maiores complicações.

Leia a matéria completa em METRÓPOLES, clique AQUI!

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.