33.3 C
Rio Branco
23 julho, 2021 6:46 pm

Dia do Doador de Sangue: Hemoacre realiza programação com música e lanche especial

Programação vai até as 18h e é destinada a quem quer doar sangue

POR TON LINDOSO, DO CONTILNET

Música ao vivo e lanche especial fazem parte da programação desta segunda-feira (14) a quem decidir salvar vidas, doando sangue no Hemoacre. A programação sucede uma semana de sorteios alusivo ao Dia dos Namorados, comemorado no último sábado (12) e Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda (14).

De acordo com a instituição, os brindes foram frutos de doações de parceiros, visando incentivar a população e sensibilizar para a importância da doação de sangue. No período que antecedeu o Dia dos Namorados, uma ação de doação com casais fez sucesso. “Alguns parceiros fizeram questão de abraçar essa causa e doaram alguns brindes que serão sorteados aos casais que comparecerem ao hemocentro e doarem sangue durante o período da campanha”, explicou a coordenadora de Captação de Doadores, Quésia Nogueira.

E fique atento: seu sangue é ainda mais importantes em tempos de pandemia. O plasma convalescente é utilizado nos casos de recomendação médica para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. De acordo com o Hemoacre, o plasma pode ser doado por pessoas que já contraíram a doença há mais de 30 dias e não ter tido manifestações graves em função da doença (choque séptico, parada cardíaca ou intubação traqueal ou respiratória).

Já em um modo geral, o sangue é utilizado principalmente nas cirurgias. Já os componentes como as plaquetas, são usadas em casos de doenças hematológicas nos pacientes que fazem quimioterapia, assim como também para tratar hemorragias que podem ser ocasionadas em caso de dengue hemorrágica.

Para doar, os requisitos são: ter entre 16 (acompanhado do responsável) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido antes dos 60 anos), pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, ter dormido 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, evitar alimentos gordurosos 4 horas antes e não estar em jejum.

Se você tiver interesse em saber mais, ou se prontificar a doar, você deve portar documento original com foto e realizar o agendamento da doação pelo número (68) 3248-1380. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo Sangue Amigo. O Hemoacre funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 7 às 17h e, na sexta-feira, das 7 às 13h.

O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, bairro Bosque. As doações também são para o tratamento de pessoas acometidas pela Covid-19, dengue hemorrágica, tratamento de quimioterapia e cirurgias, entre outros.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.