28.3 C
Rio Branco
23 junho, 2021 12:59 pm

Em 24h, AC recebe quase 60 mil doses de vacina e imunização a partir de 18 anos começa na segunda

De acordo com a pasta estadual, essa será a maior operação de vacinação desde o início da campanha no Estado.

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

O Acre recebeu do Governo Federal, nesta quarta-feira (9), um novo lote de vacinas contra o coronavírus com 48.250 doses.  Todos os imunizantes são da Astrazeneca, de Oxford. A nova remessa chegou em um voo comercial no Aeroporto Internacional de Rio Branco, por volta das 14 horas.

Com as mais de 9 mil doses da Pfizer recebidas na terça-feira (8), o Acre recebeu 57 mil doses de imunizantes.

O novo lote recebido nesta quarta já será distribuído aos municípios e à capital Rio Branco – que também recebe todas as doses da Pfizer- para ser aplicado a partir desta segunda-feira (14), quando o Acre continuará imunizando o grupos prioritários e voltará a vacinar pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades, com decréscimo de faixa etária, a partir do que foi sugerido pelo líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Pedro Longo, e decidido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

O novo lote chegou nesta quarta-feira/Foto: Secom

De acordo com a pasta estadual, essa será a maior operação de vacinação desde o início da campanha no Estado.

“Com as duas últimas remessas que recebemos, juntando os dois laboratórios, totalizaremos em 57 mil doses para iniciar a vacinação da população geral, por faixa etária, começando com o público de 55 a 59 anos e, posteriormente, decrescendo por grupo etário, de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos e assim sucessivamente, enquanto tivermos disponibilidade de doses”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, à Agência de Notícias do Acre.

Até o momento, a unidade já vacinou 207.981 acreanos, sendo que 147.721 receberam a primeira dose, e 60.260 a segunda.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.