17.3 C
Rio Branco
23 julho, 2021 6:16 am

Em greve, servidores da Saúde ocupam Palácio Rio Branco: “Apareça aqui, governador”

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Após uma carreata quilométrica que partiu da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) com destino ao Centro de Rio Branco, com carro de som e cartazes, os servidores da Saúde resolveram ocupar a praça do Palácio Rio Branco, nesta segunda-feira (14), para pedir providências do Governo do Estado.

Os profissionais que deflagraram greve também nesta segunda pedem correção das perdas inflacionárias nos salários e melhoria nas condições de trabalho. Pelo menos 6 sindicatos estão envolvidos.

Servidores ocupam a frente da Aleac em ato grevista/Foto: Everton Damasceno/ContilNet

“Apareça aqui, governador, fale com a categoria e mostre esse pacote de melhorias que o senhor vem prometendo há um tempo e não coloca em prática. Estamos cansados”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Adailton Cruz.

Serviços de baixa complexidade, incluindo atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas, estão suspensos até que o governo chegue a um acordo com os movimentos sindicais. A alta complexidade não será afetada (incluindo o atendimento a pessoas com coronavírus).

Um caixão foi colocado em frente à sede do governo com diversas cruzes e imagens de servidores da Saúde que morreram vítima da COVID-19.

“A greve só terá fim quando o governo chegar a um acordo com a gente, quando nos oferecer condições dignas de trabalhos, com correção nas falhas absurdas que estamos presenciando desde o início dessa gestão. Não aceitamos ser penalizados quando decidimos cuidar de vidas”, finalizou.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.