Energisa Acre alerta que período requer atenção com decorações juninas

Junho é o mês das tradicionais festas juninas por todo o país. Mas em função da pandemia da Covid-19, com necessidade de isolamento social e distanciamento entre as pessoas, o recomendável é evitar festas e aglomerações. Ainda assim, muitos podem querer homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro com decorações dos ambientes.

Então para aqueles que pensam em manter o clima de ‘arraiá’ decorando a casa ou o local de trabalho, devem ficar atentos às instalações elétricas para evitar riscos e garantir a segurança de toda a família. Em casa, não faça gambiarras, evite o uso de benjamins e não ligue diversos aparelhos em uma mesma tomada. A utilização de materiais isolantes é recomendada, pois minimiza os riscos de curto-circuito.

Se for decorar a rua, coloque bandeirinhas longe dos postes e não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas. E mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve-se dar preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede.

Também não é recomendado que se brinque com fogos de artifício, principalmente as crianças, já que podem provocar queimaduras graves. Ao atingirem a rede elétrica, os fogos também podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a região.

No caso da fogueira, as pessoas devem observar a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de ser crime o seu uso, eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.

Em caso de acidente ou fios caídos ao chão, a recomendação é que as pessoas não se aproximem e isolem o local, ligando imediatamente para a Energisa Acre.

“No caso de um fio partido, a área deve ser isolada pra que as pessoas não se aproximem. Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica sem as proteções necessárias ou sem o acompanhamento de um profissional qualificado”, reforçou o Diretor Técnico e Comercial da Energisa Acre, Ricardo Xavier.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost