25 de abril de 2024

Especialistas explicam o motivo do tamanho sucesso de Virgínia Fonseca

Com quase 23 milhões de seguidores no Instagram, Virgínia Fonseca tem alcançado resultados estratosféricos em audiência em suas redes sociais.

Mesmo longe da TV, a influenciadora bate Neymar e Juliette quando o assunto é engajamento nas redes. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: por que Virgínia é esse fenômeno na internet?

A coluna conversou com especialistas que explicam o segredo por trás do do sucesso da criadora de conteúdo que é a queridinha das marcas e do público.

“A Virgínia é um fenômeno de engajamento, tanto quanto a Juliette. O que é muito interessante é que a Juliette acabou de passar o Neymar em relação ao engajamento. O jogador tem 152 milhões de seguidores, mas se formos analisar mais ou menos a quantidade de interação em conteúdo, os três são bem parecidos. Você vê postagem que variam em 2 e 5 milhões de curtidas. E nesse caso, eles se assemelham”, explica Pedro Valério, especialista em marketing digital.
Apesar de Virgínia estar atrás de Neymar quando o assunto é seguidores, Valério explica que seu engajamento, quantidade de interações por postagem, supera o do campeão mundial.
“Olha que interessante! Vi internamente os dados disso, e a Virgínia tem hoje 85% do seu público feminino, e isso mostra que a linguagem e nicho é poderoso para engajamento. Quando se tem um público muito forte de um gênero, faixa etária ou localidade, e que fala a língua do público tende a ter mais engajamento. Ela fala com o público exato, e isso não amorna a comunicação”, analisa.

Em tempos que seguidores e curtidas podem ser facilmente comprados no mercado paralelo, e em um momento que o mercado publicitário tem buscado pelos nano influenciadores, que apesar de possuir uma quantidade inferior garante maior conversão quando o assunto é venda, a influenciadora surpreende e mostra, mais uma vez, que sua comunidade é engajada e fiel e traz resultados efetivos para as marcas que buscam espaço para publicidade em seu perfil.

“Já faz alguns anos que Beyoung está com a Virgínia e desde o começo percebi que ela tinha algo diferente. Ela se forjou no YouTube e isso se reflete na facilidade dela de criar conteúdo. Ela gosta muito do que faz e acho que esse é o segredo para o sucesso que ela tem. Faz com facilidade porque faz com verdade”, comenta Diogo Miloni, gerente de marketing da Beyoung uma das parceiras comerciais de Virgínia.

“Já tive a oportunidade de gravar com ela e me surpreendeu muito como ela improvisa e cria o texto em cima do briefing. Nos stories, ela sempre valoriza os produtos da marca e traz sua experiência de usuária”, completa.

Em de 24 horas, desde o parto de Maria Alice, sua filha, a blogueira conquistou 10 milhões de visualizações nos Stories do Instagram. A audiência estratosférica alcançada pelo nascimento de Maria Alice, que superou o ibope alcançado por toda a grade da Record, do SBT e da Band.

“Com certeza a maternidade fortaleceu o fenômeno de engajamento dela e agora a projeção de crescimento é das mais otimistas. Ainda vamos ouvir falar muito dessa menina”, pontua o gerente de marketing.

Para Priscilla Jaffé, CEO da Jaffé Produções e responsável pela carreira de Marina Ferrari, o sucesso da Virgínia vem da sua espontaneidade além do dinamismo que ela traz na produção de conteúdo diário:

“Ela grava a vida dela inteira com muita verdade. Assista 1 semana dos stories dela e depois me conta se você não vai se sentir próximo”, desafia.

“Ela é muita inteligente na hora de lançar um produto e quando falo produto é qualquer conteúdo que ela produza ali nas redes de um vídeo a agência de marketing digital. Ela consegue instigar o público, gerar buzz e curiosidade. Uma produção de conteúdo contínua, comunidade engajada e alta taxa de conversão. Esses fatores deixam qualquer contratante feliz por isso ela tem uma base de clientes tão sólida quando se fala de publicidade. Além do talento nato, Virgínia ainda é casada com Zé Felipe que é fruto ali do movimento sertanejo que tem um dos públicos mais engajados dentro e fora da internet”, finaliza.

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