Rio Branco tem doses suficiente para 100% da população de 50 a 59 anos, diz secretário

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prometeu agilidade na vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco. Em entrevista à Rede Amazônica na manhã desta sexta-feira (11), o secretário Frank Lima disse que vai cortar a burocracia para a imunização da população rio-branquense.

De acordo com ele, a partir de agora, a pessoa precisa apenas apresentar a carteira de identidade para comprovar a idade e o cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) na hora de vacinar. Além disso, segundo o secretário, neste momento o município já tem vacinas suficientes para imunizar todo o público de 50 a 59 anos da Capital.

“Estou com meu coração cheio de alegria pois temos 27 mil vacinas, o que é suficiente para vacinar o público de 50 a 59 anos, e semana que vem o Ministério da Saúde vai enviar mais doses e com isso vamos poder avançar com mais agilidade”, comemorou Lima.

A partir de segunda-feira (14) essa vacinação para o público geral, fora do grupo prioritário, vai estar disponível de forma escalonada:

Segunda-feira (14): 59 anos
Terça-feira (15): 58 anos
Quarta-feira (16): 57 anos
Quinta-feira (17): 56 anos
Sexta-feira (18): 55 anos

O sábado será utilizado para a repescagem, ou seja, para vacinar as pessoas dentro desse grupo de 50-59 anos que não puderam ir durante a semana. De acordo com Frank Lima, quem perdeu o dia de vacinação, pode ir nos dias seguintes e se imunizar.

“Se a pessoa perdeu o seu dia de vacinar pode ir no dia seguinte sem problema nenhum, entrar na fila e vacinar, só não vai ser permitido adiantar, mas quem perdeu seu dia pode ir no dia seguinte, sim”, disse o secretário.

Quanto ao motivo não liberar a vacina para todo o público de 50-59 anos de uma vez, mesmo tendo imunizantes suficientes ele lembrou que liberar assim poderia acarretar em uma grande aglomeração nos primeiros dias e como o objetivo é justamente evitar o coronavírus, o melhor a fazer é organizar o calendário afim de evitar a aglomeração.

Frank Lima disse que ainda nesta sexta-feira a Semsa vai divulgar um card com todos os detalhes de datas e locais disponibilizados para a vacinação da próxima semana.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Rio Branco tem doses suficiente para 100% da população de 50 a 59 anos, diz secretário