‘Friagem seca’ chega nesta quinta e deixará dias quentes e noites frias no Acre

Uma nova onda polar chega ao Acre nesta quinta-feira (17), com ventos intensos deixando o dia bastante ventilado. A afirmação foi feita pelo pesquisador Davi Friale. Segundo ele, as temperaturas voltam a cair, principalmente durante a noite e durante o dia, o sol com nuvens vai predominar.

“Popularmente, este fenômeno é conhecido como friagem seca, pois a umidade fica baixa. Assim, o sol vai predominar durante o dia, mas a temperatura cai rapidamente a partir do fim da tarde”, pontuou.

Não há previsão de chuvas, mas caso ocorram, elas serão muito rápidas e pontuais, em Rio Branco e demais municípios do leste e do sul acreano. “Já, no centro do estado e, principalmente, no vale do Juruá, as chuvas deverão ocorrer com um pouco mais de intensidade, mas, também, de forma passageira e pontual, inclusive, durante este fim de semana”, afirmou Friale.

Durante a friagem, que deve deve ocorrer até o amanhecer da próxima segunda-feira (21), primeiro dia do inverno, as noites serão frias, com mínimas entre 15 e 18ºC, em Rio Branco e Brasileia, e, entre 18 e 21ºC, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Já, as máximas, durante as tardes, em Rio Branco e Brasileia, ficarão entre 24 e 27ºC, na sexta-feira (18) e no sábado (19), e, entre 27 e 30ºC, nesta quinta-feira (17) e no domingo (20). Em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, os próximos dias serão com máximas entre 29 e 32ºC.

“O calor deverá voltar com força a partir da próxima segunda-feira, logo no primeiro dia do inverno, em todo o Acre, mas isso é em função da formação de nova onda de frio polar, provavelmente, no fim da próxima semana”, finalizou.

Inverno começa domingo

No próximo domingo (20/6/2021), termina o outono com o Sol ficando posicionado, às 22h32min (horário de Rio Branco), verticalmente sobre o trópico de Câncer, no hemisfério norte da Terra. Neste instante, ocorre o fenômeno conhecido como solstício de inverno, pois é o início desta estação do ano no Acre e na maior parte do Brasil.

Assim, o domingo e a segunda-feira próximos serão os dias mais curtos do ano e a noite, entre este dois dias, a mais longa.    O inverno, no Acre, é caracterizado pelas fortes ondas de frio polar, que derrubam brusca e acentuadamente a temperatura, causando o fenômeno das friagens, que neste ano, deverão ser intensas. É, também, o inverno, a estação mais seca no Acre e na maior parte do Brasil.

Temperaturas nesta quinta:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 25 e 27ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 25 e 27ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 26 e 28ºC;

– Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 28 e 30ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC e máximas, entre 30 e 32ºC.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

‘Friagem seca’ chega nesta quinta e deixará dias quentes e noites frias no Acre